Siga a gente aqui!

domingo, 31 de julho de 2016

Teletrabalho poderá ser regulamentado

O Projeto de Lei do Senado 326/2013 poderá regulamentar a situação dos empregados de empresas que trabalham em casa, exercendo o que ficou conhecido como teletrabalho.
O projeto aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

De autoria do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a proposta estabelece duas categorias de trabalho a distância: o regular, que se distingue do trabalho normal unicamente pela localização (fora do estabelecimento do empregador), e o teletrabalho, também distante, mas caracterizado pelo uso de meios telemáticos e informatizados para sua execução. Conforme a proposição, o empregado do teletrabalho deverá respeitar a confidencialidade dos dados da empresa.

Outra característica do teletrabalho, ressaltada na proposta de Amorim, é a ausência de controle de jornada de trabalho, substituído pela avaliação de metas a serem cumpridas. De acordo com o relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR), o teletrabalho presume maior grau de autonomia do trabalhador, inclusive quanto à gestão de riscos ocupacionais
O Projeto de Lei do Senado 326/2013 poderá regulamentar a situação dos empregados de empresas que trabalham em casa, exercendo o que ficou conhecido como teletrabalho.

ONU irá analisar abusos cometidos por Moro contra Lula

O juiz de primeira instância Sérgio Moro conseguiu, finalmente, se projetar internacionalmente. Juízes de vários países irão analisar sua atuação contra Lula com evidente desrespeito à Constituição Brasileira e aos tratados de Direitos Humanos de que o Brasil é signatário. Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, neste 28 de julho, petição no Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, com subscrição do advogado inglês Geoffrey Robertson, fundador e sócio da principal banca especializada em direitos humanos do Reino Unido.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida no escritório dos advogados de Lula, com a presença do deputado-federal Wadih Damous, do jurista Luiz Moreira, do jurista José Roberto Batochio e do advogado Roberto Teixeira. Os advogados Cristiano Zanin Martins e Geoffrey Robertson conversaram por telefone com os presentes, e deram as explicações para a petição ter sido feita agora e os pontos contemplados à luz do Pacto de Direitos Humanos e Civis.

Segundo informado por Roberto Teixeira, advogado de Lula, Geoffrey Robertson veio várias vezes ao Brasil para estudar o caso relatado, da perseguição de um juiz de primeira instância, que se arvora em acusador e faz declarações à imprensa, deixa vazar somente trechos de delações que incriminem Lula e se deixa fotografar com inimigos políticos para deixar marcada sua posição.

A petição agora protocolada, pede que o Comitê, com juristas do mundo inteiro, analise à luz do Pacto de Direitos Humanos e Civis adotado pela ONU e abraçado pelo Brasil, os tópicos feridos com a ação do juiz de primeira instância Sérgio Moro e sua força-tarefa. São eles o Artigo 9º, que assegura proteção contra prisão ou detenção arbitrária; o Artigo 14, que reafirma o direito de ser presumido inocente até que se prove a culpa na forma da lei; o Artigo 17, que versa sobre proteção contra interferências arbitrárias e contra ofensas ilegais à honra e à reputação; e ainda no Artigo 14, sobre o direito a um tribunal independente e imparcial.
O juiz de primeira instância Sérgio Moro conseguiu, finalmente, se projetar internacionalmente.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

A direita está mais mobilizada que a esquerda nas redes

Estudo mostra que páginas de movimentos conservadores e contrários ao PT acumulam mais curtidas
Desde a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, no dia 12 de maio, a direita se mostra muito mais mobilizada nas redes do que a esquerda.
É o que mostra o Mapa das redes de mobilização no Facebook, construído pelos professores Esther Solano (Unifesp), Pablo Ortelllado (USP) e Marcio Moretto (USP).

O retrato, feito entre 11 e 25 de junho na rede social que possui no Brasil 99 milhões de usuários ativos mensais, mostra que as páginas de direita se sobressaem quanto ao número de curtidas, seja em posts e conteúdo compartilhado ou mesmo na própria página de apresentação.

De acordo com os especialistas que apresentaram resultados preliminares da pesquisa na última quinta-feira (28), se na época da votação na Câmara e no Senado do processo de impeachment a atividade do espectro mais conservador e anti-PT era semelhante ao de páginas ligadas a uma causa ou a um grupo político de esquerda, hoje o que se observa é um crescimento da direita no universo online.
Desde a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, no dia 12 de maio, a direita se mostra muito mais mobilizada nas redes do que a esquerda.

A França na mira direta do Estado Islâmico

Não ceder ao impulso de declarar todos os muçulmanos cúmplices dos atos reivindicados por Daech 
é a principal preocupação das autoridades
Essas duas perguntas feitas e respondidas por políticos, juristas, sociólogos ou filósofos percorreram diversas edições de jornais franceses nos últimos dias. 
 
No dia da festa nacional, um único terrorista em um caminhão em desabalada carreira  pela pista da Promenade des Anglais, em Nice, matou 84 pessoas ferindo dezenas de outras. A pista havia sido fechada ao tráfego para os fogos de artifício do 14 de julho. 
“A França está em guerra”, repetem o primeiro-ministro Manuel Valls e o presidente François Hollande desde novembro do ano passado, quando o país despertou para a novidade dos atentados kamikaze em seu território.  O inimigo designado é o Estado Islâmico (Daech em árabe). O termo “guerra” é discutível, contestado por diversos intelectuais, pois ao reconhecer o Estado Islâmico como inimigo seus “soldados” ganham o status de combatentes e não seriam  « terroristas ». O mesmo dilema se colocou durante a Guerra da Argélia, só reconhecida como tal em 1999.
Por que a França ? Como se proteger dos atentados sem renunciar ao Estado de direito ?
 
Essas duas perguntas feitas e respondidas por políticos, juristas, sociólogos ou filósofos percorreram diversas edições de jornais franceses nos últimos dias. 

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Temer armará circo para rasgar a CLT?

Um pai deve compartilhar as tarefas relativas à formação de seu filho ou sua filha. Isso é o básico, não é favor. Afinal de contas, tarefas domésticas ou familiares não são incumbência de determinado gênero, mas responsabilidade de pais e mães.
Se você fica orgulhoso por “ajudar sua mulher em casa'' e acha que merece um troféu de Maridão do Ano, rapaz, acorde. Você está no século 21, não faz mais do que sua obrigação.

Dito isso, quase fundi meu cérebro tentando entender o que passou pela cabeça do presidente interino Michel Temer ao convocar a imprensa para registrar o momento em que buscou, ao lado de sua esposa, seu filho em uma escola de Brasília.

Na tentativa de melhorar sua imagem junto à população, quis demonstrar que é uma pessoa igual a todas as outras e apanhou o mancebo em seu primeiro dia de aula depois da mudança para a capital.

Mas o circo montado soou tão fake, forçado e artificial que me deu play num verso do “Canto de Ossanha'', de Vinícius de Moraes e Baden Powell: “O homem que diz 'sou' não é''. Para quem acompanhou a cobertura pela rede, ficou a impressão de que o tiro saiu pela culatra.

Isso sem contar que foi um uso um tanto quanto discutível de uma criança em uma tentativa de autopromoção. Mas para quem colocou dois imóveis utilizados como escritório que valem mais de R$ 2 milhões no nome do filho de sete anos, alegando o direito de antecipação de herança, digamos que o circo foi o de menos.
Um pai deve compartilhar as tarefas relativas à formação de seu filho ou sua filha. Isso é o básico, não é favor. Afinal de contas, tarefas domésticas ou familiares não são incumbência de determinado gênero, mas responsabilidade de pais e mães.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Fudeu!!! Nova pesquisa de avaliação do governo Temer


Mulher reage à cantada de homem e é espancada até a morte

Mulher que foi espancada após reagir a assédio lutou para sobreviver, mas não resistiu e faleceu no último sábado (23) após quatro meses de internação. Michelle Ferreira Ventura era diarista e mãe de três filhos
Segundo testemunhas, Michelle foi agredida porque reagiu a cantadas do criminoso, na Ilha da Conceição, em Niterói, cidade na região metropolitana do Rio.
Em resposta à reclamação, o homem golpeou a vítima com socos e um pedaço de madeira.
O crime aconteceu na noite de 13 de março, um domingo. Desde então, ela estava internada no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, em estado grave.
A vítima havia sido submetida a uma cirurgia neurológica no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), mas estava com sequelas. Michele deixa três filhos.
Bruna Ferreira, irmã da vítima, lamentou a morte de Michelle. “Ficamos muito tristes com a notícia da morte dela, porque a gente esperava sua recuperação. É revoltante saber que esses casos não têm a devida atenção que deveria. Nos outros países não é assim”, disse.
A diarista Michelle Ferreira Ventura, de 30 anos, morreu no sábado, 23, depois de ficar quatro meses internada por ter sido espancada por um homem.

Mídia esconde denúncia de jornal inglês contra mulher de Temer

“Um dos maiores vexames internacionais a que o país poderá ser submetido nos próximos anos é o conhecido uso desmesurado de dinheiro público pela família de Michel Temer”, diz interlocutora profundamente versada em intimidades dos centros de poder.  “Marcela é o ponto fraco de Temer”, diz a fonte. “Os caprichos dela ainda vão custar caro…”.
A conversa decorreu de fato envolvendo a mulher de Temer que saiu discretamente na mídia, mas que, fosse outro grupo político a ocupar o governo federal, teria ganhado grande destaque. Ou seja: se Lula ou Dilma governassem, o tema dessa reportagem daria pano pra manga.
Ainda estão frescas na memória de quem presta atenção no Brasil as picuinhas da imprensa contra os presidentes petistas. Lá em 2004, por exemplo, o mundo quase caiu sobre a cabeça de Lula porque a imprensa cismou com um arranjo floral nos jardins do Palácio da Alvorada que reproduziria uma “estrela do PT”.
“Um dos maiores vexames internacionais a que o país poderá ser submetido nos próximos anos é o conhecido uso desmesurado de dinheiro público pela família de Michel Temer”, diz interlocutora profundamente versada em intimidades dos centros de poder.  “Marcela é o ponto fraco de Temer”, diz a fonte.

Moradores acusam PM pela morte de jovem de 15 anos, em Salvador

"Me dói saber que meu filho não vai ser o último, infelizmente”
No Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha, 25 de Julho, a diarista Luzinete de Jesus Santana, 45, enterrou o seu filho de apenas 15 anos, mais uma vítima da política de Segurança do Estado da Bahia. Alisson Jesus de Santana foi morto no domingo, 24, atingido nas costas, enquanto conversava com a namorada e com amigos, na Travessa Princesa Isabel, no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele era estudante do 8º ano noturno no Colégio Estadual Almirante Barroso.
A família do jovem responsabiliza a Polícia Militar pelo crime, resultado de uma ação da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe) que teria chegado à localidade de Bate Coração fazendo disparos pela rua: “Vou enterrar meu filho por conta de uma ação da polícia que vitima apenas inocentes”, reclamou Luzinete. O sepultamento aconteceu às 15h30 do dia 25 de julho, no Cemitério de Paripe.
No Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha, 25 de Julho, a diarista Luzinete de Jesus Santana, 45, enterrou o seu filho de apenas 15 anos, mais uma vítima da política de Segurança do Estado da Bahia.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Torcedores do Bangu lançam manifesto contra Bolsonaro

A torcida “Bangu Antifascista” divulgou uma nota de repúdio – que foi apoiada por outras torcidas e entidades – depois que o salão nobre do clube ter sido utilizado para o evento de lançamento da candidatura para a prefeitura do Rio de Janeiro de Flavio Bolsonaro (PSC-RJ). “Tal episódio vai na contramão da história do Bangu A.C, clube que tem seu lugar intocável na história do futebol brasileiro por ser pioneiro na luta pela democratização do esporte e na luta anti-racista”. Confira
A sede do tradicional clube de futebol carioca, o Bangu Atlético Clube, foi o local escolhido pela campanha de Flavio Bolsonaro (PSC-RJ) para lançar sua candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro.
A realização do evento no salão nobre do clube foi criticada por parte dos torcedores e, nesta segunda-feira (25), a torcida B-16 Bangu Antifascista divulgou, pelo Facebook, uma nota de repúdio.

“Tal episódio vai na contramão da história do Bangu A.C, clube que tem seu lugar intocável na história do futebol brasileiro por ser pioneiro na luta pela democratização do esporte e na luta anti-racista (…) A candidatura de Flávio Bolsonaro representa o ascenso de posições fascistas, repressivas e anti-povo em nossa sociedade, posições que podem ser representadas por alguns episódios de seu pai, como quando atacou a deputada Mária do Rosário dizendo que a mesma “não merecia ser estuprada”, como se existissem mulheres passíveis de estupro e outras não”, dizem os torcedores em um trecho do manifesto, que foi assinado também por outras torcidas e entidades.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

MANIFESTO BANGU CONTRA BOLSONARO

No último sábado dia 23 de Julho os torcedores do Bangu A.C sofreram sua maior humilhação histórica, em pleno salão nobre do clube era lançada oficialmente a candidatura para prefeitura do Rio de Janeiro do fascista Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, liderança política da extrema-direita que vem reverberando discursos de ódio que acarretam na legitimação do genocídio a juventude negra e das periferias, na violência contra as mulheres e da cultura de estupro e na disseminação do ódio homofóbico.

Tal episódio vai na contramão da história do Bangu A.C, clube que tem seu lugar intocável na história do futebol brasileiro por ser pioneiro na luta pela democratização do esporte e na luta anti-racista. Nosso amado clube se firmou historicamente por ser a primeira equipe formada por operários no Brasil, isso numa época em que o esporte era de domínio das elites, fomos também pioneiros a inserir o negro no futebol, nosso ídolo Francisco Carregal que vestiu nossa camisa em 1905 provocando ódio das elites, sendo o Bangu expulso da Liga Metropolitana em 1907 por ter atletas negros e se negar a retirá-los.
A sede do tradicional clube de futebol carioca, o Bangu Atlético Clube, foi o local escolhido pela campanha de Flavio Bolsonaro (PSC-RJ) para lançar sua candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

São Tomé e Príncipe vai ter segunda volta nas eleições presidenciais

A corrida para a presidência santomense contou com um total de cinco candidatos. O professor de biologia, Manuel do Rosário e o economista Hélder Barros, com 0.7% e 0.3% dos votos provisórios respetivamente, foram os candidatos independentes.

A segunda volta poderá revalidar o frente a frente entre Manuel Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho, tal como aconteceu nas presidenciais de 2011. Contudo, não se sabe ainda os resultados finais que, segundo a própria CEN, compete à Assembleia de Apuramento Geral do Tribunal Constitucional divulgar.
A Comissão de Eleições Nacional (CEN) Santomense deixou em aberto, numa nota oficial enviada à imprensa, a segunda chamada às urnas dos eleitores a fim de elegerem o novo Presidente da República. A data para a segunda volta não está ainda definida.

domingo, 24 de julho de 2016

Família de um dos Beatles proíbe Trump de utilizar música em campanha

'Here Comes The Sun', composta por George Harrison, foi tocada em convenção do Partido Republicano
A família do beatle George Harrison, falecido em 2001, condenou o uso da canção “Here Comes The Sun” na campanha de Donald Trump. A música foi executada antes do discurso da filha do candidato, Ivanka Trump, na convenção do Partido Republicano, que ocorre em Cleveland (Ohio, EUA).
“O uso não autorizado de 'Here Comes The Sun' [Aí Vem o Sol] na Convenção Republicana em Cleveland é uma ofensa e contraria os desejos da família de George Harrison. Se tivesse sido 'Beware of Darkness' [Cuidado com as Trevas], talvez tivéssemos aprovado”, diz mensagem postada no perfil de Facebook do guitarrista.

'Here Comes The Sun' foi lançada em 1969, no álbum Abey Road, disco que contém A família do beatle George Harrison, falecido em 2001, condenou o uso da canção “Here Comes The Sun” na campanha de Donald Trump.

20 ótimos canais no YouTube para aprender coisas legais e inteligentes

Aprender nunca foi tão democrático e acessível.
Para mostrar que na tela do seu computador (ou celular) há uma infinidade de conteúdos legais e interessantes, selecionamos 19 canais no YouTube (todos em português) que ensinam sobre variados assuntos, entre biologia, fotografia, física, matemática, português, história e mais. Conheça e dê o play:
Aprender nunca foi tão democrático e acessível.

sábado, 23 de julho de 2016

Criptografia do WhatsApp pode ser quebrada por governo interino do Brasil

A notícia de que o WhatsApp começou a criptografar as conversas foi comemorada em todo o mundo. Hoje, quando falamos sobre segurança e privacidade, utilizar um aplicativo de mensagens sem o recurso de
A notícia de que o WhatsApp começou a criptografar as conversas foi comemorada em todo o mundo. Hoje, quando falamos sobre segurança e privacidade, utilizar um aplicativo de mensagens sem o recurso de "conversas seguras" é algo impensável.

Joana Fomm fala após fazer post pedindo trabalho: 'Sou mais uma desempregada'

“Amigos, estou precisando trabalhar. Tem horas que fica difícil. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”. O apelo desesperado feito pela atriz Joana Fomm, de 75 anos, em seu Facebook, mobilizou as redes sociais e retomou a discussão sobre a falta de espaço para veteranos na TV. Sem contrato com nenhuma emissora e passando por dificuldades financeiras — ela não tem dinheiro para pagar o condomínio, por exemplo — a artista, conhecida do grande público por papeis como Yolanda Pratini de “Dancin’ Days” (1978) e a viúva Perpétua, de “Tieta” (1989), prefere, no entanto, não alimentar polêmicas.
— Sou apenas mais uma desempregada brasileira. Milhões estão passando por isso. Não quero fazer nenhuma crítica porque não é legal. Estou disposta a trabalhar, não tenho preferências por lugar — afirma.
“Amigos, estou precisando trabalhar. Tem horas que fica difícil. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”.

Pró-Esia - Fábroca de Versos... 10 DISCOS PARA GOSTAR DE SYNTHPOP

Fruto de uma série de experimentos gerados ainda na década de 1960, porém, ampliados comercialmente no fim dos anos 1970, o Synthpop está longe de ser encarado como uma manifestação de um período específico de tempo. Ainda que tenha encontrado sua melhor (ou pior) forma no começo dos anos 1980, com a popularização de artistas como Ultravox, Duran Duran e The Human League, o gênero é a ponte para aproximar musicalmente registros lançados há três décadas ou apenas há três anos.
Dos inventos robóticos inaugurados pelo Kraftwerk pós-Trans-Europe Express (1977), passando pela “Era Berlim” de David Bowie, até o caráter dançante do Cut Copy, cada época replica o estilo dentro de diferentes fluxos e tendências particulares, exercício resumido em nossa lista de 10 Discos para Gostar de Synthpop. São trabalhos que vão de 1978 até 2012 em uma série de pequenas adaptações do gênero. Menções honrosas para Devo (Freedom of Choice, 1980), Duran Duran (Rio, 1982), Ladyhawke (2008) e La Roux (2009).
Fruto de uma série de experimentos gerados ainda na década de 1960, porém, ampliados comercialmente no fim dos anos 1970, o Synthpop está longe de ser encarado como uma manifestação de um período específico de tempo.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Datafolha repete 64

É evidente que, em 1964, o segredo ajudou os adversários de Jango a cultivar o mito de que Goulart era um presidente impopular, falsidade que contribuiu para  minar a possível resistência dos brasileiros contra um ataque a democracia. Com números escondidos, era possível dizer que o golpe salvara a democracia. A decisão também produziu efeitos sobre a posteridade, alimentou trabalhos acadêmicos distorcidos e até contribuiu para formar um retrato de Goulart como um líder sem base real entre os brasileiros.

“Muitos historiadores, até dez anos atrás, ainda tinham essa ideia de que Goulart caiu porque era frágil, não tinha o apoio dos partidos e, sobretudo, da população” disse o professor Luis Antonio Dias, da PUC de São Paulo, em entrevista à TV Câmara, em 2014.
A manipulação da pequisa do DataFolha em torno da aprovação de Michel Temer e Dilma Rousseff não chama atenção pela originalidade — mas pela perversidade.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como a visão política influencia a escolha de parceiros românticos

Estudos indicam correlação entre as opiniões de um indivíduo e a maneira como ele escolhe os parceiros. Além disso, uma convicção política parecida pode ser mais importante que personalidade ou aparência física


“Se for feminista, nem se dê ao trabalho de passar para a direita”. Ou: “Não perca seu tempo se for ‘de direita’. Jogue pra esquerda logo”. Essas são frases cada vez mais comuns nos perfis do Tinder.

A orientação política parece estar se tornando um pré-requisito cada vez mais importante na hora de escolher parceiros românticos.

Levantamento do site de relacionamentos OkCupid mostra que 50% de seus usuários dizem que não namorariam quem tem visão política oposta. Esse índice só cresce, desde 2008, entre os 30 milhões de inscritos na plataforma.

Além disso, um estudo em conjunto da Universidade de Rice e da Universidade de Nebraska-Lincoln, as duas nos EUA, descobriu que a orientação política é uma das características mais compartilhadas entre casais.

A importância desse tipo de traço afeta a maneira como procuramos e “nos vendemos” na hora de conhecer gente e projetar interesse amoroso por ferramentas digitais.
“Se for feminista, nem se dê ao trabalho de passar para a direita”. Ou: “Não perca seu tempo se for ‘de direita’. Jogue pra esquerda logo”. Essas são frases cada vez mais comuns nos perfis do Tinder.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

O cotidiano de uma trabalhadora terceirizada narrado por uma juíza

Juíza do trabalho narra o caso de Dona Zefa, trabalhadora terceirizada da limpeza. Com delicadeza, a magistrada retrata um cenário cruel e perverso de trabalhadores que são invisíveis e desvalorizados no empurra-empurra da terceirização


Em artigo para o Justificando, a juíza do trabalho Juliana Ribeiro Castello Branco conta o caso de Dona Zefa, trabalhadora terceirizada da limpeza na Justiça do Trabalho. “Dona Zefa é a que limpa o banheiro, que pede licença para tirar o lixo do gabinete, varre, espana, lava, e também é aquela que, de quando em quando, senta-se à mesa de audiência, na condição de reclamante”.
A história dela é de superação, trabalho duro, crescimento pessoal e profissional. Mas a realidade do trabalhador terceirizado é difícil. “A terceirização esfacela as relações pessoais, enfraquece o associativismo, impede a organização de pleitos coletivos e cria castas entre empregados e terceirizados, com direitos, salários e tratamento diferenciados. Este instituto, que os defensores afirmam ser imprescindível do ponto de vista econômico, é nefasto sob o aspecto social”.
Por Juliana Ribeiro Castello Branco*
Em artigo para o Justificando, a juíza do trabalho Juliana Ribeiro Castello Branco conta o caso de Dona Zefa, trabalhadora terceirizada da limpeza na Justiça do Trabalho.

terça-feira, 19 de julho de 2016

“Versão brasileira” do WhatsApp ganha função de streaming ao vivo

Quem vê o nome ZapZap logo pensa que se trata de brincadeira, mas a verdade é outra. Nesta semana, os desenvolvedores da chamada “versão brasileira do WhatsApp” expandiram ainda mais seu rol de funcionalidades e adicionaram uma opção que permite aos usuários realizarem streaming ao vivo, de forma semelhante ao Periscope, por exemplo.
Qualquer um pode criar um canal e angariar uma base de seguidores por meio de transmissões em vídeo ou compartilhamento de imagens ou texto. 

O recurso está disponível apenas na versão Android do aplicativo. Pensando na privacidade e em usos diferenciados, o ZapZap também permite a criação de canais privados, que podem ser compartilhados apenas com usuários selecionados por meio de um link. Aqui, a ideia é o uso para apresentações de projetos ou demonstrações rápidas, com assuntos que as pessoas não desejem compartilhar com todo o mundo.
Quem vê o nome ZapZap logo pensa que se trata de brincadeira, mas a verdade é outra. Nesta semana, os desenvolvedores da chamada “versão brasileira do WhatsApp” expandiram ainda mais seu rol de funcionalidades e adicionaram uma opção que permite aos usuários realizarem streaming ao vivo, de forma semelhante ao Periscope, por exemplo.

Juíza do RJ manda bloquear WhatsApp no Brasil

A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na madrugada de terça-feira (19). As operadoras teriam sido avisadas nesta terça para iniciar o bloqueio. Essa seria a terceira suspensão do aplicativo no país por não cumprir ordens judiciais: as outras duas foram em dezembro de 2015 e maio de 2016. O bloqueio duraria até que a empresa cumpra as determinações da Justiça.

O pedido é para que o serviço intercepte mensagens de envolvidos em crimes na região, mas, após três notificações, o Facebook não atendeu aos pedidos, diz a decisão. Então, a juíza pede que o aplicativo desvie mensagens antes da criptografia ou então desenvolva tecnologia para quebrar a criptografia. A multa para o Facebook pelo não cumprimento é de R$ 50 mil por dia.
A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na madrugada de terça-feira (19).

Movimentos populares promovem tribunal internacional sobre impeachment

Juarez Tavares, presidente convidado do julgamento, explicou proposta ao Brasil de FatoA Frente Brasil Juristas pela Democracia e os movimentos e entidades que compõe a Frente Brasil Popular realizam nesta terça-feira (19) um Tribunal Internacional para analisar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Composto de personalidades internacionais, o julgamento informal ocorre no Teatro Oi, no Rio de Janeiro, às 18h.

Convidado para presidir a sessão, o professor titular de Direito Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Juarez Tavares conversou com o Brasil de Fato para explicar a proposta.

Confira abaixo.

Brasil de Fato - Da onde surgiu a ideia de realizar um Tribunal Internacional?

Juarez Tavares - Existem precedentes. Quando houve a Guerra do Vietnã, [o pensador inglês] Bertrand Russell criou um tribunal, que funcionou na Suécia em 1966, para julgar a guerra. Depois, houve outros dois tribunais Russell, reunidos em Roma em 1974, examinando questões da América Latina. Eles apreciaram os golpes de Estado no Chile, no Brasil e na Argentina. São tribunais de opinião [,não válidos do ponto de vista judicial,]  em que se reúnem vários intelectuais que vão se posicionar sobre questões políticas relevantes.
A Frente Brasil Juristas pela Democracia e os movimentos e entidades que compõe a Frente Brasil Popular realizam nesta terça-feira (19) um Tribunal Internacional para analisar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Composto de personalidades internacionais, o julgamento informal ocorre no Teatro Oi, no Rio de Janeiro, às 18h.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Brizola, em 84: Governo no Brasil só é estável com o voto do povo. Assista

Recolho da página Face da Legalidade, que o encontrou num vídeo do Instituto Vladimir Herzog, o trecho de uma fala de Leonel Brizola no comício das Diretas, em 1984, na Praça da Sé,  que parece ter sido dita pensando nos dias de hoje.
Mas é um conceito permanente, porque não há governar de outra forma um país como o nosso:  “Governo neste país só será estável, só poderá existir mesmo, é com o voto do povo brasileiro”.
Recolho da página Face da Legalidade, que o encontrou num vídeo do Instituto Vladimir Herzog, o trecho de uma fala de Leonel Brizola no comício das Diretas, em 1984, na Praça da Sé,  que parece ter sido dita pensando nos dias de hoje.

domingo, 17 de julho de 2016

Os 35 Melhores Filmes da Esquerda

Cinema e socialismo foram colegas de escola no princípio do século XX. Às vezes juntos, cresceram, apaixonaram-se, magoaram-se, desiludiram-se e continuaram a aprender.
Esta lista, inevitavelmente incompleta e truncada de injustiças, resgata da História do Cinema as melhores e mais belas encarnações dos ideais da esquerda.
35º Capitalismo, uma História de Amor (Capitalism, a Love Story)
País: Estados Unidos da América
Ano: 2009
Realizador: Michael Moore
Esta história de amor é o retrato da crise do capitalismo a partir do seu próprio berço. De Michael Moore, também poderíamos incluir Sicko ou Bowling for Columbine, mas Capitalismo corresponde ao zénite da evolução ideológica do realizador norte-americano, não acabasse o filme ao som da Internacional. Mas sobretudo, o documentário perfaz a lista pelos relatos dramáticos dos trabalhadores que pagam na pele o preço do amor dos EUA pelo capitalismo.
Cinema e socialismo foram colegas de escola no princípio do século XX. Às vezes juntos, cresceram, apaixonaram-se, magoaram-se, desiludiram-se e continuaram a aprender.

sábado, 16 de julho de 2016

Dilma compara tentativa de golpe na Turquia com impeachment no Brasil

"A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem pela violência, nem pelas artimanhas jurídicas", afirmou Dilma
A presidente afastada do Brasil, Dilma Rousseff, comparou neste sábado (16/07) a tentativa de golpe de Estado de sexta (15/07) na Turquia com a decisão do Senado de tirá-la do poder, substituindo-a provisoriamente pelo vice-presidente, Michel Temer, dentro do processo de impeachment.

Turquia megulha em profunda crise político-militar

Um golpe militar fracassado teve lugar na Turquia na noite da sexta-feira (15). Houve confrontações entre forças militares e apoiadores do regime autoritário chefiado pelo presidente Erdogan, resultando em mortos e feridos.
Segundo as agências de notícias, o presidente Erdogan, que já controla a situação, anunciou que promoverá mais um expurgo de grandes proporções nas forças armadas. O país, membro da Otan, parceiro das potências imperialistas, fator de agressões no Oriente Médio, principalmente na Síria e abrigo de terroristas, segue mergulhado na instabilidade e na crise.
A primeira reação das potências imperialistas foi de apoio incondiconal ao regime de Erdogan
Para informação, publicamos em primeira mão a nota emitida na manhã desta sexta-feira, pelo Partido Comunista.
Um golpe militar fracassado teve lugar na Turquia na noite da sexta-feira (15). Houve confrontações entre forças militares e apoiadores do regime autoritário chefiado pelo presidente Erdogan, resultando em mortos e feridos.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

França: Não será a guerra ao terror que acabará com o terrorismo

Se dificultam o acesso à pólvora e a explosivos plásticos, criam bombas a partir de produtos de limpeza. Se colocam substâncias químicas na lista de produtos controlados, explodem carros ao lado de mercados, escolas e construções. Se criam cordões de isolamento para proteger edifícios, arremessam aviões. Se aumentam a segurança nos aeroportos, atacam baladas. Se controlam a entrada de pessoas suspeitas em locais fechados, atropelam pessoas na rua com um caminhão por dois quilômetros, matando mais de 80 delas, muitas das quais crianças.

O atentado terrorista em Nice, na França, ocorrido nesta quinta (14), durante as comemorações do feriado da Queda da Bastilha, esconde uma verdade incômoda. A chamada “guerra ao terror'' não foi, não é e nunca será efetiva no seu intuito. Pelo contrário, tem contribuído em ajudar a inventividade humana a encontrar, diante de inócuas proibições, diferentes formas de matar em massa seus semelhantes.
Se dificultam o acesso à pólvora e a explosivos plásticos, criam bombas a partir de produtos de limpeza. Se colocam substâncias químicas na lista de produtos controlados, explodem carros ao lado de mercados, escolas e construções.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Candidato à presidência da Câmara discursa contra o fim do bombom Serenata de Amor

“Senhora Nestlé, não cometa esse crime”, bradou o deputado Evair de Melo (PV-ES) no plenário; assista ao vídeo
Em sessão realizada na Câmara nesta terça-feira (12), o deputado federal Evair de Melo (PV-ES), que também é candidato à presidência da Casa, decidiu usar seu tempo de fala para defender a permanência do bombom “Serenata de Amor” na linha de produção da fábrica da Garoto.
O parlamentar ainda utilizou sua conta no Twitter para reforçar sua posição contra o fim do chocolate. “Não vamos aceitar”, escreveu. Segundo Evair, a descontinuação do produto pode acarretar em corte dos postos de trabalho na fábrica da Garoto no Espírito Santo e trazer prejuízos à população.
Em sessão realizada na Câmara nesta terça-feira (12), o deputado federal Evair de Melo (PV-ES), que também é candidato à presidência da Casa, decidiu usar seu tempo de fala para defender a permanência do bombom “Serenata de Amor” na linha de produção da fábrica da Garoto.

Theresa May pede 'tempo' a líderes europeus para preparar saída britânica da União Europeia

Em conversa com Angela Merkel, François Hollande e Enda Kenny, nova premiê do Reino Unido reafirmou 'compromisso de cumprir a vontade do povo' em deixar UE


A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu “tempo” aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE (União Europeia), segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (14/07) pela residência oficial de Downing Street.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

África

Na culinária, o vatapá, o acarajé, a feijoada, o mugunzá, o caruru, o quiabo, a pimenta, o leite de coco e o azeite de dendê. Na religião, o candomblé, a umbanda e a quimbanda. Nos instrumentos, o tambor, o atabaque, a cuíca, a marimba e o berimbau. Na música, o samba, o afoxé, o maracatu, a congada, o jongo, a umbigada e a capoeira.

Enviado por Maurício Pestana vai Guest Post para o Portal Geledés 

Celebrar o Dia da África, comemorado em 25 de maio, é mais do que relembrar nossas raízes africanas e a história de nossos ancestrais, que vieram escravizados para o país na chamada diáspora africana, e trouxeram com eles toda a influência histórica e cultural que conhecemos hoje. É impossível pensar como seria o Brasil sem essa contribuição.

A África, terceiro maior continente do planeta, também chamado de berço da humanidade com seus inúmeros povos, línguas, dialetos, recursos naturais, conhecimentos e beleza, carrega consigo uma riqueza histórica que vai muito além da mostrada na televisão, de conflitos políticos, sociais, misérias e doenças.

A herança de um povo, que teve sua identidade e patrimônio histórico suprimidos ao longo dos séculos por conta da escravidão, e outras formas de exploração, precisam ser exaltadas em cada oportunidade.

A Secretaria de Promoção da Igua
Na culinária, o vatapá, o acarajé, a feijoada, o mugunzá, o caruru, o quiabo, a pimenta, o leite de coco e o azeite de dendê. Na religião, o candomblé, a umbanda e a quimbanda. Nos instrumentos, o tambor, o atabaque, a cuíca, a marimba e o berimbau. Na música, o samba, o afoxé, o maracatu, a congada, o jongo, a umbigada e a capoeira.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Nova lei de migração vai regulamentar a mão de obra estrangeira no Brasil, diz relator

Em entrevista exclusiva à TV CTB, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), que é relator da Comissão Especial que analisa a proposta, acredita que a legislação facilitará o processo de acolhimento dos estrangeiros que aqui chegam
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) parabeniza a iniciativa do Brasil de rever sua política migratória em um momento histórico, no qual a migração internacional é reconhecida no marco das Nações Unidas como uma realidade multidimensional de grande relevância para o desenvolvimento dos países de origem, de trânsito e de destino.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

sábado, 9 de julho de 2016

Empresa de call center é condenada por violar intimidade de funcionários

Contax Mobitel exigia informações pessoais dos trabalhadores, diz MPT.Ela também criava obstáculos para a aceitação de atestados de saúde.
A Justiça do Trabalho de Campinas (SP) condenou a empresa de teleatendimento Contax Mobitel a pagar uma indenização de R$ 1,1 milhão por recusar atestados de saúde e violar a intimidade dos funcionários.
O valor será repassado para duas entidades assistenciais, indicadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que é o autor da ação civil pública.
A decisão ainda cabe recurso e a Contax informou ao G1 que vai recorrer da decisão.
Após denúncias de não aceitação de atestados, o MPT deu início a uma investigação. Durante o processo, foi apurado que a empresa fazia diferenciação entre os atestados apresentados. A companhia aceitava apenas abonar faltas com documentos emitidos por médicos em detrimento daqueles feitos por profissionais como dentistas e fisioterapeutas.
A Justiça do Trabalho de Campinas (SP) condenou a empresa de teleatendimento Contax Mobitel a pagar uma indenização de R$ 1,1 milhão por recusar atestados de saúde e violar a intimidade dos funcionários.

Menino morre em sala de aula durante sessão de bullying homofóbico

Rússia: Câmera flagra morte de garoto em sala de aula durante sessão de bullying. Jovem era vítima de perseguições constantes por ser considerado 'afeminado'. Vítima chegou a ser afogado na privada antes de voltar para a sala e morrer na frente da turma e da professora

Sergei Casper, 17, poderia ser definido como um garoto sensível, vítima predileta do bullying homofóbico nas escolas. Estudante de uma escola politécnica de Moscou, ele era amante das artes, gostava de cantar e de ouvir música, e era tido com um rapaz pacífico pelos colegas de classe. Ao longo de meses ele foi vítima de bullying por parte dos outros garotos, supostamente por ser gay.
Estudantes o amarraram no banheiro e depois de tentar afogá-lo na privada e xingá-lo por ser afeminado, eles o levaram carregado até a sala, onde novamente foi vítima de risadas e piadas. A lição era fazer o rapaz virar homem, seria a lição da vida do rapaz, diziam os agressores.
Com um plástico filme amarrando suas pernas e braços, Serguei perdeu o equilíbrio e bateu com a garganta na quina da mesa da professora, que não fez nada para ajudar o aluno. Desacordado, ainda foi xingado pelos colegas e alvo de risadas. A graça se esvaiu depois que perceberam que o rapaz que antes se contorcia, não reagia mais. Quando a polícia chegou, era tarde. Sergei estava morto.
Sergei Casper, 17, poderia ser definido como um garoto sensível, vítima predileta do bullying homofóbico nas escolas. Estudante de uma escola politécnica de Moscou, ele era amante das artes, gostava de cantar e de ouvir música, e era tido com um rapaz pacífico pelos colegas de classe.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O recado de Dallas para a polícia racista do Brasil.

Após mais duas mortes brutais cometidas pela polícia contra negros, a revolta explodiu. De novo.

Philando Castile foi parado em uma blitz e alvejado à queima-roupa, dentro do carro, por um policial. Sua namorada transmitiu a tragédia via streaming no Facebook.
A filha de 4 anos estava no banco de trás.

Alton Sterling, vendia CDs em frente a uma loja de conveniência. Foi abordado, jogado no chão e, mesmo imobilizado por dois PMs, também foi executado.

Só este ano foram 123 negros mortos pela polícia americana. Frente ao dantesco cenário, milhares de pessoas saíram às ruas em diversas cidades americanas para protestar. Os cartazes diziam o óbvio, o primário em termos de civilidade, mas solapado diariamente: “Vidas negras importam”.

No entanto, em Dallas, o recado enviado para as autoridades de que a paciência se esgotou foi bastante duro. Atiradores abriram fogo contra a polícia e mataram pelo menos 5 agentes e feriram outros seis. Alguns com gravidade, podendo ampliar o número de vítimas fatais nas próximas horas.
Após mais duas mortes brutais cometidas pela polícia contra negros, a revolta explodiu. De novo.
Philando Castile foi parado em uma blitz e alvejado à queima-roupa, dentro do carro, por um policial. Sua namorada transmitiu a tragédia via streaming no Facebook.

TIM demite 1.200 funcionários, de uma vez, em call center no Grande Recife

Demissão em massa ocorre nesta sexta (8) em Jaboatão dos Guararapes.
Segundo a empresa, atendimento ao consumidor passa por reorganização.

Uma demissão em massa afetou centenas de pernambucanos nesta sexta-feira (8). A empresa de telefonia celular TIM demitiu, de uma só vez, 1.200 funcionários do call center próprio localizado no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Procuradora critica ação da PM que prendeu jovens por criticar corporação nas redes sociais

Para a PFDC, o desacato à autoridade tem sido usado como instrumento de abuso de poder pelas autoridades estatais para suprimir direitos fundamentais, em especial a liberdade de expressão. Deborah Duprat destaca que o crime de desacato é ofensivo à Constituição sob múltiplas perspectivas.“É uma tipificação que atenta contra o regime democrático, na medida em que impede o controle da atuação de servidores públicos a propósito de suas funções. Do mesmo modo, inibe a liberdade de expressão nos seus aspectos e fundamentos essenciais, além de atingir mais severamente aqueles que estão em luta pela implementação de seu catálogo de direitos, em clara ofensa ao princípio da igualdade”.
"É absurdo que em um Estado democrático de direito, forças policiais se sintam autorizadas a criminalizarem o direito à livre manifestação de opinião sob o argumento do desacato a autoridade”. A opinião é da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, ao comentar o caso de dois jovens, em São Paulo e no Ceará, presos em casa pela Polícia Militar depois de terem feito críticas genéricas à corporação nas redes sociais.