Siga a gente aqui!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Theresa May pede 'tempo' a líderes europeus para preparar saída britânica da União Europeia

Em conversa com Angela Merkel, François Hollande e Enda Kenny, nova premiê do Reino Unido reafirmou 'compromisso de cumprir a vontade do povo' em deixar UE


A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu “tempo” aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE (União Europeia), segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (14/07) pela residência oficial de Downing Street.

Na noite desta quarta-feira (13/07), dia de sua posse como nova premiê britânica, May conversou por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel; com o presidente francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny.
"Em todas as conversas telefônicas, a primeira-ministra enfatizou seu compromisso de cumprir a vontade do povo de deixar a União Europeia", afirmou uma porta-voz oficial.
De acordo com a fonte, a primeira-ministra explicou aos líderes que “é preciso um tempo” para que sejam preparadas as negociações para efetivar a saída britânica do bloco comunitário. Além disso, segundo a porta-voz, May falou de "sua esperança" que o processo seja efetuado "com espírito construtivo e positivo".
Na conversa com Merkel, as duas líderes disseram ser a favor da criação de uma "relação construtiva" e reconheceram a "importância da cooperação" mútua.
Com Hollande, Theresa May falou sobre a importância das relações bilaterais em relação a segurança, defesa e controle das fronteiras.
Já na conversa com o premiê irlandês, informou a porta-voz, May e Kenny concordaram em manter uma "parceria forte" entre os países.
A principal missão do novo governo de May será levar adiante a saída do Reino Unido da UE, após o plebiscito realizado em 23 de junho em que a maioria da população britânica se manifestou a favor do desligamento britânico do bloco.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário