Siga a gente aqui!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Apropriação cultural sob uma análise marxista

Escrevo esse texto para pensar sobre a questão da apropriação cultural, que tem se debatido muito no movimento negro com o qual tenho tido contato. É uma resposta ao texto do companheiro da Juventude Marxista sobre o mesmo tema. Apesar de concordar que se deve criticar, de um ponto de vista marxista, alguns conceitos de certas correntes do movimento que desconsideram a totalidade social da luta de classes,
Escrevo esse texto para pensar sobre a questão da apropriação cultural, que tem se debatido muito no movimento negro com o qual tenho tido contato. 

O Rock in Rio e a morte da política

Amigo meu disse que o Rock in Rio simboliza a morte da política. Ele não desenvolveu, mas achei a ideia intrigante e resolvi aprofundar. Estive lá no final de semana (o Rock in Rio recomeça nesta quinta-feira, 24/9) e colhi amostras para análise.
Primeiro, devo advertir que não sou um hater por vocação, não falo mal por impulso ou para obter aprovação de amigos em bar ou em fórum da internet. Caguei para as necessidades de socialização pelo sentimento de pertencer a uma turba.

Há séculos descobri que não é a venue, a locação, que determina a subversão. Woody Guthrie transformou feiras agropecuárias rednecks em palanques socialistas. Bob Dylan foi ao coração do conservadorismo, o folk Newport Festival, munido de sua Fender Stratocaster, para fazer a sua “passeata” pela guitarra elétrica. Caetano, Gil e Mutantes fizeram a Revolução tropicalista pela via dos caretérrimos festivais da canção.
Primeiro, devo advertir que não sou um hater por vocação, não falo mal por impulso ou para obter aprovação de amigos em bar ou em fórum da internet.

Pró-Esia - Fábrica de Versos... Cupido - Uma historia de amor

Uma curta metragem sensacional, chamada "Cupido", que conta a história de Laura, uma empregada de mesa que está apaixonada por um cliente...

Fudeu!!! - Estudem, mulecada!!!


Prisões: Por que não temos revistas vexatórias de mulheres em aeroportos?

Por isso, pedi um artigo à advogada Mayra Cotta de Souza, membro do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) e pesquisadora da New School, em Nova York, que falará sobre a situação nos presídios por aqui. Em alguns estados brasileiro, essa prática já foi proibida – o que não impede, contudo, que continue acontecendo. A discussão é fundamental. Afinal de contas, o grau de civilidade de um povo pode ser medida pela forma como trata seus presos. E suas famílias.
As revistas vexatórias a que companheiras, mães e filhas de presos são submetidas para poderem visitar seus parentes presos, despindo-se e mostrando seus genitais, vão ser tema de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

Mudar a economia para sair da crise

Algumas dessas saídas, que “se insurgem contra a ditadura do pensamento único”, como definiu o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, foram reunidas no documento “Por um Brasil Justo e Democrático”, lançado ontem, em São Paulo, na presença de lideranças de partidos políticos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicalistas, jornalistas e acadêmicos.
Existem caminhos para o Brasil sair da recessão e retomar o crescimento que não passam pelo ajuste fiscal comandado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Foragidos da Justiça, militares acusados de tortura na América do Sul acham abrigo na Itália

Aproveitando dupla cidadania e extradições negadas, eles levam vidas normais em cidades italianas, com ajuda de paróquias; um deles, argentino, está na lista de procurados da Interpol
Três ex-militares que participaram das ditaduras argentina e uruguaia e que são acusados em seus países de assassinato, sequestro de pessoas e crimes contra a humanidade, hoje vivem tranquilamente na Itália, graças à dupla cidadania e às extradições negadas pela Justiça do país. Em dezembro passado, um grupo de argentinos residentes na Itália enviou uma carta às instituições italianas onde expressavam o medo que o país se transformasse numa zona franca para assassinos e torturadores em pensão.  Mas, quem são essas pessoas e como vivem hoje na Itália?
Três ex-militares que participaram das ditaduras argentina e uruguaia e que são acusados em seus países de assassinato, sequestro de pessoas e crimes contra a humanidade, hoje vivem tranquilamente na Itália, graças à dupla cidadania e às extradições negadas pela Justiça do país.

Por que Os Dez Mandamentos virou líder no Ibope?

Os fatores externos que influenciam o sucesso ou fracasso de uma telenovela são tão ou mais importantes que a própria telenovela em si. E, é claro, são uma somatória, um conjunto. Nunca é apenas um único fator responsável e assim está sendo com a telenovela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record. Ao meu ver, os fatores a levaram a novela bíblica a bater a TV Globo no Ibope em seis capitais no dia 23/09 foram:

- O Brasil vive uma onda conservadora que há muito não se via. Nosso Congresso debateu questões importantes sobre família e direitos humanos antes mesmo da telenovela da Record estrear. Por uma coincidência ou não, a telenovela global que antecedeu A Regra do Jogo (atualmente no ar) apresentou logo em seus primeiros capítulos um casal lésbico e na terceira idade. A onda conservadora fez com muitos migrassem de canal e encontraram na telenovela da Record os valores morais que Babilônia confrontava.
Pensar que uma telenovela seja capaz de conquistar uma grande parcela da audiência televisa apenas por sua qualidade técnica e artística é simplificar as questões que envolvem este gênero televisivo no Brasil.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Minha decepção com o machismo do Dalai.

Cresci ouvindo falar das citações famosas de Dalai Lama. Lembro do meu encantamento ingênuo ao ler pela primeira vez – lá pela pré-adolescência, muito provavelmente – Dalai falando sobre o que mais o surpreende na humanidade. Tornou-se, ano a ano de minha adolescência, uma espécie de ídolo.
Dalai Lama é um guru. Ganhador do prêmio Nobel da Paz, com um discurso de igualdade e declaradamente feminista: em tese, um homem em que se pode confiar.
Por isso mesmo minha surpresa descontente com sua última afirmação: Dalai gostaria de ser sucedido por uma mulher atraente. ATRAENTE.
Dalai Lama é um guru. Ganhador do prêmio Nobel da Paz, com um discurso de igualdade e declaradamente feminista: em tese, um homem em que se pode confiar.
Por isso mesmo minha surpresa descontente com sua última afirmação: Dalai gostaria de ser sucedido por uma mulher atraente. ATRAENTE.

Partidos pró-independência ganham eleições na Catalunha

As eleições na Catalunha, convertidas num referendo “de fato” sobre a soberania da região, terminaram com os partidos pró-independência obtendo maioria absoluta em deputados, mas falhando no objetivo de reunir mais da metade dos votos populares.
Com quase 99% dos votos contabilizados, a principal plataforma pelo sim à independência, a Junts pel Si (Juntos pelo Sim, do presidente Artur Mas) conseguiu 62 deputados, a seis de conseguir sozinha a maioria absoluta. No entanto, o outro partido que defende uma declaração de independência, a CUP (Candidatura de Unidade Popular, de extrema esquerda), obteve dez deputados.

Os dois juntos poderiam aprovar uma declaração de independência no novo Parlamento catalão. No entanto, não é certo que isso ocorra, uma vez que a CUP sempre defendeu maioria popular e ambos os partidos não registaram mais do que 47,8% dos votos (os partidos contrários à esta via obtiveram 52,2% dos votos).
As eleições na Catalunha, convertidas num referendo “de fato” sobre a soberania da região, terminaram com os partidos pró-independência obtendo maioria absoluta em deputados, mas falhando no objetivo de reunir mais da metade dos votos populares.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Os projetos de lei mais bizarros dos nossos deputados em 2015

Confira os projetos de lei mais curiosos e absurdos apresentados pelos deputados até agora em 2015
Heráclito Fortes (dep. fed. PSB-PI) quer que os ventos sejam patrimônio da União, para o Estado receber royalties a partir da geração de energia eólica.
Silvio Costa (dep. fed. PSC-PE) defende que todo ciclista seja obrigado a emplacar suas bicicletas e pagar licenciamento.
Pastor Franklin (dep. fed. PTdoB-MG) quer que você possa pedir indenização em caso de violação de deveres conjugais – ou seja, se for traído.
Abaixo, a lista dos piores projetos de lei apresentados pelos deputados federais no ano de 2015.

11 anos da Minustah: mecanismo de dominação não permite autonomia do país

Enviada ao Haiti em 2004, com o propósito de reconstruir o país, a tropa da Minustah, Missão de Estabilização da ONU (Organização das Nações Unidas), comandada pelo exército brasileiro, é, hoje, considerada como uma das responsáveis pela crise vivida pelo povo haitiano.
Violações de direitos humanos e abusos sexuais contra jovens e mulheres por parte de soldados da missão já foram denunciadas em esferas internacionais. A Minustah é, inclusive, acusada por disseminar o vírus do cólera na região, que já matou mais de 8 mil pessoas desde 2010.
Enviada ao Haiti em 2004, com o propósito de reconstruir o país, a tropa da Minustah, Missão de Estabilização da ONU (Organização das Nações Unidas), comandada pelo exército brasileiro, é, hoje, considerada como uma das responsáveis pela crise vivida pelo povo haitiano.

Pró-Esia - Fabrica de Versos...Crônica da saudade

Se você estivesse aqui, sairíamos pela noite da cidade iluminada, veríamos o filme do cineasta desconhecido, descobriríamos um restaurante íntimo, escolheríamos o prato da casa, cruzaríamos a ponte e veríamos o barco pela proa.

E tudo mais. Tudo que você sempre quis:

Ouvir Indian Maracas, do Pelv’s. Dançar na batida do Bob Sinclair. Degustar o macarron da esquina. Ler a bíblia do Roberto Bolaño. Ver a exposição do Albuquerque Mendes. Assistir à montagem do Cyrano. Ir ao show do Radiohead e não se conter na quarta música da lista. I wish I were special.
Se você estivesse aqui, alugaríamos um apartamento bem pequeno para que os desencontros acabassem se encontrando.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aécio pagará os 124 voos para o RJ?

Sem maior estardalhaço, a Folha revelou nesta quarta-feira (23) mais uma sacanagem do cambaleante Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB nas eleições presidenciais de outubro passado.

Janio e a coação do PMDB sobre Dilma

Substituída a vantagem econômica por política – e nem sempre se substitui, como sabemos – a narrativa penal é precisa.
 
Levada a este ponto por erros próprios do isolamento, sim, mas todos ele  pequenos ante a guerra político-midiática que destroça a economia e não se deteve nem mesmo com o resultado das urnas, é assim que se tem de avaliar e definir os caminhos políticos de sobrevivência da democracia e de nossos direitos. A construção de um ambiente histérico de moralismo que – a começar pela ação dos jornais sobre a classe média – prescinde de provas e seu julgamento, ironicamente, favorece a exacerbação dos mecanismos de sobrevivência política que, alegadamente, se diz combater.
Dificilmente se encontraria para descrever as circunstâncias políticas por que passa, com grandes dificuldades, a Presidenta Dilma Rousseff do que aquela contida no artigo 158 do Código Penal: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa”.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Emicida é aplaudido de pé na Globo após ‘aula’ contra racismo e machismo

Em programa da TV Globo, Emicida dá uma aula sobre racismo no Brasil e é aplaudido de pé pelos convidados e pela plateia“O país aplaude a miscigenação quando ela clareia, mas quando escurece, condena. Essa ideia de democracia racial que defende que o Brasil foi construído como um paraíso das três raças não é verdade quando você tem a pele escura”, afirmou.
Emicida criticou a tentativa que existe de sempre culpar a vítima pela agressão sofrida.
“A gente tem essa cultura no Brasil da opressão gritar e o oprimido ficar calado. Então, a garota foi estuprada e a culpa é dela porque usou uma minissaia. Isso é uma doença, isso precisa ser combatido”, disse.
O rapper Emicida fez um desabafo na madrugada do último sábado (20), no programa Altas Horas, da TV Globo, sobre o racismo no Brasil e o mito da democracia racial.

A miopia na análise dos recordes do dólar

Esses saltos não se deveram à deterioração dos fundamentos da economia, mas a dúvidas sobre o cenário político. Depois do tiroteio da campanha de 2002, na qual analistas terroristas chegaram a prever a invasão do Brasil pelas FARCs - e houve quem acreditasse, como foi o caso dos leitores da Veja - a lagoa ficou propícia para pegar lambaris. Investidores profissionais pescavam lucros em cima do pânico dos lambaris.
Um dos vícios mais recorrentes dos jornais é a síndrome do "maior desastre". Consiste em comparar um indicador ruim com o pior indicador anterior. Tipo: foi o pior desempenho desde o ano tal.

10 opiniões inacreditáveis já compartilhadas por políticos

Como Clodovil explicou a frase: “Eu cresci enfeitando as mulheres e, tenho consciência disso, foi só por isso que eu cheguei onde eu cheguei. Os meus votos são das mães de família, das pessoas que acreditam na televisão limpa que seu sempre fiz. Agora, é evidente: agradar a todos é impossível. Se Jesus não agradou, por que eu, um pobre mortal, agradaria a todos?”, disse na época.
1. “Um dia, chegaremos a um estágio em que será possível determinar se um bebê, ainda no útero, tem tendência à criminalidade, e se sim, a mãe não terá permissão para dar à luz” (Laerte Bessa)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Volkswagen é denunciada por crimes na ditadura

Representação será feita nesta terça ao MPF e fala em “crimes contra a humanidade”; Ex-trabalhadores relatam tortura até dentro da empresa
A indústria alemã, que conviveu com a ascensão do sindicalismo no ABC paulista, é a primeira empresa acionada na Justiça pelo fato de haver um vasto material em relação às formas de opressão. “Dezenas de empresas podem ser judicializadas nos mais diferentes estados, a exemplo do Rio de Janeiro com a Petrobras. Queremos fazer isso em todo o Brasil”, falou Sebastião Neto, envolvido com a petição.

A Volkswagen será denunciada por violação de direitos humanos dentro de sua planta de São Bernardo do Campo (SP) durante os anos da ditadura civil-militar (1964-1985).

sábado, 19 de setembro de 2015

INTERNET: ENTIDADES DENUNCIAM TELES E ANCINE RESPONDE À VEJA

Apesar de garantir a neutralidade da rede, o Marco Civil da Internet ainda está em fase de regulamentação. O processo, que envolve diversos setores da sociedade, sofreu cobranças por mais democracia, já que as exigências técnicas e jurídicas favoreciam os grandes escritórios das empresas de telecomunicações. Com as contribuições de todos os setores em mãos, o governo deve anunciar em breve a segunda etapa do processo.
Para se ter ideia da dimensão da disputa que ainda existe em torno do Marco Civil, considerado por especialistas como uma das legislações mais avançadas do mundo para o campo da Internet, pipocou nas redes e nos grandes portais, nesta sexta-feira (4), a notícia de que há uma proposta para que seja obrigatório informar o CPF antes de postar algo na web. O projeto em questão (PL 1879/2015), um entre tantos apresentados no processo de regulamentação, é de autoria de Silvio Costa (PSC-CE).
Apesar da aprovação do Marco Civil, temas relacionados à Internet seguem gerando polêmica – e disputas – no Brasil.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Medida que aumenta a taxação de lucro dos bancos é aprovada no Senado

A senadora também disse que a medida possuí valor relevante para o ajuste fiscal e para a recuperação financeira do país.

Apesar disso, Gleisi reconhece as críticas de que a alíquota de 20% ainda é pequena diante do lucro dos bancos, segundo ela foi necessário fazer várias concessões para que o texto não fosse derrubado. Para ela, a alíquota ideal seria entre 25% e 30%A relatora do projeto Gleisi Hoffmann (PT), admite que o valor ainda é baixo. A taxa sobe de 15% para 20%; a senadora afirmou ainda que a elevação tributária para o setor financeiro é compatível com os lucros que o setor obtém.
O Senado aprovou o projeto de lei que aumenta a taxação de lucros dos bancos.

Literatura e migração: A terra prometida

Expressões artísticas como a literatura e a música possuem um grande potencial tanto para abordar como para sensibilizar as pessoas sobre questões contemporâneas. Com a migração não é diferente.
Com apenas 15 anos, a jovem Carol Tavares expressou sua solidariedade e desabafo com a situação dos migrantes que enfrentam travessias por terra ou mar com um poema – sugerido ao MigraMundo pela professora Denise Cogo, atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM.'
Expressões artísticas como a literatura e a música possuem um grande potencial tanto para abordar como para sensibilizar as pessoas sobre questões contemporâneas. Com a migração não é diferente.

Deputados discutem pedido de impeachment de Gilmar Mendes

A proposta acusa o magistrado de incontinência verbal e negligência. Não há na história do Supremo ninguém que tenha se comportado de forma similar.
Alguns dos deputados mais progressistas da Câmara Federal se reunirão na próxima semana para dar seguimento ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Pró-Esia - Fábrica... DESTROYER | POISON SEASON

O mesmo andamento é preparado para “Bangkok”: as notas ardilosas, aqui, vêm do piano de Ted Bois, criando um espaço etéreo que tem paralelo no complexo Field Of Reeds(2013), do These New Puritans. A solução final, neste caso, é entregue à bela dissonância de uma guitarra folk e um trompete tão confortável quanto uma lareira ardendo em chamas no mais frio dos aposentos.

Com mais foco nas técnicas vocais e na construção sonora, Daniel Bejar mostra que o indie está muito longe de definir o Destroyer

Gravadora: Merge/Dead Oceans
Data de Lançamento: 28 de agosto de 2015

Decisão do STF: Já basta de candidatos eleitos com o rabo preso

Nesse período, os empreiteiros procuraram, com sucesso, consolidar e ampliar seus vínculos como o governo. Passaram, por exemplo, a patrocinar comícios – o famoso comício das reformas (…), por exemplo, teve suas despesas pagas por um grupo de empreiteiros. Às vésperas da votação de alguma lei cuja rejeição ou aprovação interessava aos empreiteiros, pequenas fortunas influenciavam o comportamento de deputados e senadores ligados ao governo.

O texto acima poderia ter sido publicado em qualquer jornal da última semana, recheada por escândalos de corrupção que envolveram parlamentares e empreiteiras.
Nesse período, os empreiteiros procuraram, com sucesso, consolidar e ampliar seus vínculos como o governo. Passaram, por exemplo, a patrocinar comícios – o famoso comício das reformas (…), por exemplo, teve suas despesas pagas por um grupo de empreiteiros. Às vésperas da votação de alguma lei cuja rejeição ou aprovação interessava aos empreiteiros, pequenas fortunas influenciavam o comportamento de deputados e senadores ligados ao governo.

Para produzir gelo, use o Sol

Projeto brasileiro instala máquinas movidas a energia solar para conservar alimentos de populações no interior do Amazonas.
Donas dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, populações isoladas do estado do Amazonas sofrem com a falta de acesso à energia elétrica. Além de perder alimentos, moradores têm dificuldades para comercializar o que pescam – um quadro difícil, mas que pode começar a mudar com a instalação de máquinas de gelo movidas apenas a energia solar, sem o uso de baterias. A iniciativa, que já está em curso, é uma parceria entre o Instituto Mamirauá e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP).
Donas dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, populações isoladas do estado do Amazonas sofrem com a falta de acesso à energia elétrica.

Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do RS é morto em Porto Alegre

Um familiar da vítima tem a suspeita de que crime tenha sido motivado por retaliação política.Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (17), o Sindsepe afirma que “Rogério sonhava e se empenhava dia a dia pela construção de uma sociedade socialista”.
“A morte de Rogério será para nós um símbolo de que não podemos esmorecer na defesa dos nossos ideais. A luta continua e será cada vez mais forte”, diz parte do texto.
O delegado responsável pelas investigações é Filipe Bringhenti, da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). Conforme informações da delegacia à imprensa, ele não irá se manifestar sobre crimes enquanto o governo de José Sartori (PMDB) não pagar integralmente o seu salário, seguindo orientação da Associação dos Delegados do Rio Grande do Sul (Asdep).
O vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe/RS), Rogério da Silva Ramos, 52 anos, foi morto a tiros na Zona Norte de Porto Alegre na noite desta quarta-feira (16),

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Gilmar Mendes merece impeachment

Depois de bloquear por mais de um ano a aprovação do fim do financiamento privado das campanhas eleitorais - que já tinha o voto favorável de seis ministros do Supremos Tribunal Federal -, o sinistro Gilmar Mendes despiu-se totalmente da toga nesta quarta-feira (16) e assumiu de vez sua posição de chefete da direita no Brasil.
Por quase cinco horas, ele defendeu as doações bilionárias das empresas - uma das principais causas da corrupção na política -, atacou de forma criminosa o PT e comportou-se como advogado da oposição. Ao final, o
Depois de bloquear por mais de um ano a aprovação do fim do financiamento privado das campanhas eleitorais - que já tinha o voto favorável de seis ministros do Supremos Tribunal Federal -, o sinistro Gilmar Mendes despiu-se totalmente da toga nesta quarta-feira (16) e assumiu de vez sua posição de chefete da direita no Brasil.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Google pode lançar seu próprio Apple Care

O Apple Care é um programa de assistência técnica que oferece consultorias com especialistas em hardware e software para usuários de iPhone e de demais dispositivos da Apple. Desde seu lançamento, o programa angariou excelentes níveis de satisfação entre seus usuários, tanto que o Google agora dá indícios de que lançará um programa parecido, com o nome de Nexus Protect.
O Apple Care é um programa de assistência técnica que oferece consultorias com especialistas em hardware e software para usuários de iPhone e de demais dispositivos da Apple.

Desconhecimento limita ação da população no combate às mudanças climáticas

A primeira etapa da pesquisa, que foi qualitativa, foi conduzida por antropólogos brasileiros, treinados por profissionais do Frameworks, instituto independente dos Estados Unidos. No período de abril a junho deste ano, foram entrevistados 12 especialistas de variadas áreas relacionadas ao clima. Em seguida, os principais temas levantados foram apresentados a 25 cidadãos/ãs de cinco capitais – São Paulo, Belo Horizonte [Minas Gerais], Porto Alegre [Rio Grande do Sul], Salvador [Bahia] e Manaus [Amazonas]. O resultado foi que entre o que a ciência sabe sobre as mudanças climáticas e a compreensão da população existe um grande distanciamento.
As pessoas, em especial no Brasil, não conseguem diferenciar as causas e as conseqüências das mudanças climáticas que o planeta vem enfrentando.

domingo, 13 de setembro de 2015

Fudeu!!!! - PSDB na Lava Jato?


O Facebook mudou o mundo para sempre

A rede social transformou os relacionamentos, a privacidade, os negócios, o jornalismo...Costumava ser um site para conectar os estudantes da faculdade, ao qual apenas algumas universidades americanas de elite tinham acesso. Em 2014, uma década depois do lançamento, 56% dos usuários da internet de 65 anos ou mais têm uma conta no Facebook. E 39% estão conectados a pessoas que nunca conheceram pessoalmente.

Grupos deram lugar a páginas, escrever nas páginas dos outros é passado e álbuns cuidadosamente elaborados deram lugar a publicações instantâneas via celular. Mais que nunca, o site é um portal não apenas para seus amigos, mas para o resto da internet.
Em uma segunda-feira, um em cada sete indivíduos no mundo usou o Facebook – 1 bilhão de pessoas, de acordo com seu fundador, Mark Zuckerberg.

O que mostra a fraude do site pró-impeachment.

Não é necessário nenhum dado real.
Não à toa, a “petição” já tem, no momento em que escrevo, mais de 410 mil “assinaturas”. O “objetivo” é 500 mil. É a Ashley Madison golpista, a farra do robozinho revoltado.
O manifesto sob medida para otários fala o seguinte: “CHEGA!! Os brasileiros não aceitam mais: Mentiras; Crise ética/moral”. Segue uma palavra de ordem, provavelmente tirada do repertório do pitbull do PSDB Carlos Sampaio: “Estamos ao lado da população, indignados com tanta bandalheira!”O site que pede o impeachment de Dilma, lançado por deputados de oposição e alguns da base aliada na quinta (10), é um símbolo do momento: corruptos clamando pelo fim da corrupção.

Julgamento “carta aberta ao Presidente” é um teste à Liberdade de Expressão em Moçambique

Chamado a explicar as razões que o levaram a escrever a carta/post, Castel Branco emociona-se (chora) ao contar a sua história com Guebuza nas antigas Forças Populares de Libertação Moçambique (FPLM), onde entrou com apenas 17 anos. Castel Branco escrevia os discursos de Armando Guebuza que na altura era Comissário (…)
Como previsto, o último dia de Agosto esteve reservado ao julgamento do académico e economista, Nuno Castel-Branco e do jornalista Fernando Mbanze pela “carta aberta” que o professor escreveu ao ex-Presidente da República, Armando Guebuza, e que o jornalista republicou no jornal onde trabalhava.

sábado, 12 de setembro de 2015

A fonte da ousadia é a mesma da prudência. E o medo, inimigo de ambas

Já antes – e mais ainda com a Lava Jato – os grandes agentes econômicos brasileiros – os daqui e os de fora – armaram-se para uma tempestade.  Não creio que, por exemplo, o presidente do Bradesco recusou o convite presidencial para ser ministro da Fazenda sem que as consultas que fez não tenham sido a de que não, eles não iriam apostas as fichas de seu capital no sucesso  (e agora nem sequer na continuidade) do segundo governo.
 
E um deles, certamente, foi do “ato comando”  das forças midiáticas, dispostas a uma guerra de extermínio .
Não concordo integralmente com o espírito do “não tem mais jeito” exposto hoje por André Singer em seu artigo na Folha – O tempo foge – mas reconheço que muitos dos argumentos usados por ele são verdadeiros e cruéis com a indecisão e as contradições da política – e não só a econômica – do Governo Dilma.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

(Des)envolvidos com a paz

Os alemães, que têm palavras gigantes para quase tudo, chamam de “zeitgeist” o espírito de uma geração, o clima intelectual de uma época. Para evitarmos maiores transtornos, chamemos nosso herói de “Z”. Z é um veterano de guerra. Exibe com orgulho suas condecorações, ostenta amplamente as chagas conquistadas. Aceitara uma indenização do governo pela perda parcial de sua audição no ouvido esquerdo e total no direito, muito a contragosto, por insistência do general, seu superior há muito e por quem nutria muita admiração.
Os alemães, que têm palavras gigantes para quase tudo, chamam de “zeitgeist” o espírito de uma geração, o clima intelectual de uma época.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Senta aqui, Fábio

Sua atitude, na contramão, atiçou esquerdistas e progressistas brasileir@s a dirigir contra ele, um despretensioso (e excelente) cantor romântico, um naco assustador de ódio, provavelmente aquele ódio acumulado por tanto desaforo engolido, tanta agressão suportada, tanta ofensa sublimada.

Com uma única frase e uma única bandeira, Fábio representou as toneladas de ódio que o reacionarismo à braZileira tem espalhado por 2015, deu-se a palmatória do mundo, fez-se Judas das esquerdas, virou um Wilson Simonalque tivesse servido à Globo como galã-símbolo da branquitude de um país nada branco. E então o Brasil choveu uma avalanche de Fábios do Fábio, todos à esquerda de Fábio, de Lula, de Luciana Genro, do mundo, de Deus.
Não sei se está acontecendo no mundo lá fora ou se é um fenômeno na linha do tempo do meu Twitter, frequentada por comentaristas que eu mesmo selecionei seguir. Mas o fato é que meu adorado cantor Fábio Jr.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

"Da senzala contra os senhores", Grito dos Excluídos acontece em todo o Brasil

Enquanto oficialmente se comemora a 'independência', milhares de pessoas foram às ruas defender a democracia, os direitos sociais e políticas voltadas para o “povo mais pobre”; segundo os movimentos populares “esse é um 'grito da senzala' contra os senhores do poder”.Diversas organizações do Brasil convocaram o Grito dos Excluídos deste ano, entre elas, pastorais sociais, a CMP, Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Levante Popular da Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras.

São Paulo

Na capital paulista, de acordo com a organização do protesto, mais de 10 mil pessoas marcharam da Avenida Paulista até o Parque do Ibirapuera, onde encerraram o protesto no Monumento às Bandeiras. Na pauta estava o posicionamento contrário às medidas e atitudes do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e contra os ajustes fiscais promovidos pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Neste feriado de 7 de setembro, 'Dia da Independência', milhares de pessoas saíram às ruas em todo o Brasil para mais uma edição do Grito dos Excluídos, que tem como lema 'Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?'. "Esse é um 'grito da senzala' contra os senhores do poder e da concentração de renda.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Bradesco paga palestras de juízes

Os bancos são conhecidos por burlar as leis trabalhistas no país. Apesar dos lucros astronômicos, eles demitem sem justa causa, abusam do assédio moral, pagam míseros salários e adotam várias técnicas de precarização do trabalho.

Pró-Esia - Fábrica de Sonhos...Amar - Marília Pêra - Carlos Drummond de Andrade


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pró-Esia - Fábrica de Sonhos... COMUNICADO de DADO VILLA-LOBOS e MARCELO BONFÁ

Nesses comunicados dizíamos que, enquanto essa questão não fosse resolvida, não haveria nenhum lançamento da banda. Foi assim que, depois de termos nossos direitos reconhecidos pela Justiça, recebemos da EMI - hoje parte da Universal Music - a proposta de lançar uma Edição Especial do nosso primeiro disco, também chamado de “Legião Urbana”, e originalmente lançado em 1985.
Em 2014, enquanto atravessávamos o difícil processo judicial pelos nossos direitos sobre o nome da banda, acabamos encontrando - em comunicados como este - uma ferramenta clara de nos comunicarmos em forma direta com a imprensa e, principalmente, com os fãs da Legião Urbana.

Jornais de todo o mundo noticiaram que Aécio Neves teria recebido propina

Denúncia de propina a Aécio Neves foi notícia em agências internacionais, e jornais dos cinco continentes. No Brasil, diversos veículos de comunicação tentaram esconder a manchete
Agências internacionais, jornais regionais e mídias dos cinco continentes noticiaram que candidato derrotado à presidência da República e senador Aécio Neves (PSDB-MG) pode ter recebido propina, de acordo com depoimento do doleiro Alberto Youssef.
Enquanto isso, aqui no Brasil, os principais veículos impressos trataram de esconder a manchete. Os jornais que mencionaram a denúncia o fizeram de maneira discreta, nas páginas internas.
Agências internacionais, jornais regionais e mídias dos cinco continentes noticiaram que candidato derrotado à presidência da República e senador Aécio Neves (PSDB-MG) pode ter recebido propina, de acordo com depoimento do doleiro Alberto Youssef.

domingo, 6 de setembro de 2015

Pró-Esia - Fábrica de Sonhos... O rock moderno da banda Os Descordantes

Nosso intuito, entretanto, também é fortalecer a cena do nosso Estado, que é muito talentosa”, afirma o baixista Saulo Melo.
Na estrada há quatro anos, o grupo faz um rock moderno, com batidas fortes e solos precisos. O primeiro disco do grupo, Espera a Chuva Passar, lançado na metade do ano passado, traz boas composições de Diego Torres (voz e guitarras). “As canções, no geral, falam sobre decepções amorosas e frustrações da vida”, revela o vocalista. Além de Saulo e Diego, George Naylor (bateria) e Marxson Henrique (teclado) complementam o conjunto.
Deixar Rio Branco, a capital do Acre, nunca esteve nos planos da banda Os Descordantes. Para o quarteto, a cena da cidade é tão forte quanto a do famoso eixo Rio/São Paulo. “Adoramos São Paulo.

Rapaz que ameaçou Jean Wyllys de morte na internet ganha punição exemplar

A internet não é "terra de ninguém" e crimes praticados no virtual também são punidos. Essa é a lição que muita gente aprenderá com um recente caso envolvendo o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).

sábado, 5 de setembro de 2015

15 ilustrações em homenagem ao menino Aylan Kurdi

lustrações na internet homenageiam menino sírio de 3 anos morto em praia. Desenhos mostram Aylan Kurdi com asas de anjo e dormindo em quarto
A fotógrafa que registrou as imagens do corpo de Aylan na praia da Turquia também falou sobre o caso nesta quinta. Nilüfer Demir disse ter ficado “petrificada” com a cena e contou que também viu Galip, irmão de Aylan, no chão, a 100 metros dali. “A única coisa que eu poderia fazer era tornar seu clamor ouvido. Naquele momento, eu pensei que poderia fazer isso ao acionar minha câmera e fazer sua foto”, afirmou a fotógrafa.
A fotografia que mostra o corpo de Aylan Kurdi, o menino sírio de três anos que morreu afogado na quarta-feira (2) em Bodrum, na Turquia, tornou-se um símbolo da crise migratória na Europa.

Carlos Barros: força alquímica ente voz e inteligência

O cantor Carlos Barros é um emblemático exemplo do que se pode fazer, musicalmente, quando se tem uma bela voz e disposição intelectual sobrando. Ele se desenha, na atualidade baiana, como um dos melhores intérpretes disso que chamamos com imprecisão e galhardia de música popular brasileira. Esta que assinala Dorival Caymmi, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Cartola, Djavan, Jamelão, Ataulfo Alves, Caetano Veloso, Roberto Ribeiro, Jorge Ben. E Maria Bethânia. Gal Costa. Nana Caymmi. Elis Regina. Aracy de Almeida. Carmen Miranda. Alaíde Costa. Jussara Silveira. Claudia Cunha. Fabiana Cozza. E Virginia Rodrigues.
O cantor Carlos Barros é um emblemático exemplo do que se pode fazer, musicalmente, quando se tem uma bela voz e disposição intelectual sobrando.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O chavismo sem lastro

A crise econômica e política mina a base social do bolivarianismo
Assim o jovem camponês Ángel Prado, um dos dirigentes de El Maizal, define a experiência. A comuna abriga 2,1 mil famílias que compartilham um território comum entre os estados de Lara e Portuguesa, no noroeste da Venezuela. 

A recessão instalada no resto do país parece não ter chegado em El Maizal. Anualmente mais de 5 mil toneladas de milho são produzidas e vendidas ao governo. Carne, leite, hortaliças, uma fábrica de blocos de concreto para as moradias populares e até uma distribuidora de gás integram a área produtiva do terreno, desapropriado porChávez durante o auge das ocupações de terras na Venezuela em 2009.
"A comuna não é uma utopia. É uma necessidade, caso contrário não teremos futuro. Chávez sabia disso.”

É hora de pensar em alternativa para o plano Levy

Não há limites para a irracionalidade de determinados jornalistas econômicos e economistas ligados ao mercado.

Durante anos acostumaram-se com o mantra de que ajuste fiscal é recomendado para qualquer circunstância. Não se está falando das práticas prudenciais, mas do ajuste pelo ajuste.

Repetem o mantra como araras destrambelhadas, incapazes de analisar cenários, pesar variáveis.
Não há limites para a irracionalidade de determinados jornalistas econômicos e economistas ligados ao mercado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aécio é o 'pai adotivo' do advogado que ameaçou cortar a cabeça de Dilma

Desde o começo ele insuflou os antipetistas, os antibolivarianos, os anticomunistas e os idiotas em geral com a mentira de que as eleições foram roubadas.
É Aécio falando do advogado desvairado que gravou um vídeo no qual ameaça Dilma de morte. Desde que perdeu as eleições Aécio vem distribuindo cachaça a analfabetos políticos e desvairados em geral com sua patética inconformidade em aceitar que foi batido nas urnas. E agora mostra espanto, finge indignação? 
O envenenamento do ambiente político pós-eleições, a divisão crescentemente explosiva entre brasileiros – tudo isso deve muito a Aécio com seu comportamento de Presidente de Manicômio.
Sabe aquele sujeito que enche as pessoas de cachaça numa festa e depois reclama que elas se comportaram como bêbabas?