Siga a gente aqui!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pró-Esia - Fábrica de Versos... Conectividade

Quando a ficção vira realidade. Animação Japonesa sobre o vício de olhar o celular o tempo todo, fazendo com que nos alienemos cada vez mais do mundo, e da vida ao redor. Assista aqui:

domingo, 29 de novembro de 2015

Viravida: mães lutam para que filhos não repitam seu passado de abusos e violência

Prostituição. Violência. Abandono. Decepção. Estas são as marcas ruins do passado cruel de Raimunda, Filomena e Raquel. Três mães, que, além de carregarem os traumas da infância, veem à história se repetir na vida dos filhos.
Para livrá-los dessa mesma realidade, elas contam com o apoio do projeto socieducativo Viravida, que tem transformado a vida de famílias à margem da sociedade, por meio de atendimento psicossocial, formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
 
O livro
Prostituição. Violência. Abandono. Decepção. Estas são as marcas ruins do passado cruel de Raimunda, Filomena e Raquel. Três mães, que, além de carregarem os traumas da infância, veem à história se repetir na vida dos filhos.

sábado, 28 de novembro de 2015

A resistência da agroecologia no Pantanal

A produção agroecológica é uma realidade que os donos do poder - os mesmos que comandam a produção de commodities - fazem de tudo para não dar visibilidade
Na verdade trabalhar com este tema no estado campeão na produção de soja, com mais de 24 milhões de toneladas, com uma percentagem de veneno distribuída entre a população de quase 10 litros por habitante é um risco sério, que inclui ameaças de todos os tipos, boicote dos governos estadual e municipais e a descrença de muitos agricultores e agricultoras, depois de muitos anos de abandono. O termo correto seria resiliência dos grupos organizados na FASE, no Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD) e no Grupo de Intercâmbio em Agricultura Sustentável (GIAS), que trabalham com agricultura familiar e agroecologia. O GIAS está comemorando 15 anos e durante dois dias – 26 e 27 de novembro – realiza um Seminário sobre Comercialização e Certificação de Produtos Agroecológicos. No evento também foram apresentados os resultados do Projeto Agroecologia em Rede, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que envolve o perfil de três agroecossistemas do Sudoeste do Mato
Na verdade trabalhar com este tema no estado campeão na produção de soja, com mais de 24 milhões de toneladas, com uma percentagem de veneno distribuída entre a população de quase 10 litros por habitante é um risco sério, que inclui ameaças de todos os tipos, boicote dos governos estadual e municipais e a descrença de muitos agricultores e agricultoras, depois de muitos anos de abandono.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A Folha reinventou o conceito de jornalismo com a foto de Lula na 1.a página.

A Folha reinventou o conceito de jornalismo em sua primeira página de hoje.

Sobre a manchete que tratava da prisão de Delcídio, o jornal publicou uma enorme foto de Lula, de autoria de Jorge Araújo.


Não um Lula qualquer, naturalmente. Um Lula abatido, sombrio, com ar de derrotado. Dando, diria um poeta parnasiano, adeus às ilusões.
A Folha reinventou o conceito de jornalismo em sua primeira página de hoje.
Sobre a manchete que tratava da prisão de Delcídio, o jornal publicou uma enorme foto de Lula, de autoria de Jorge Araújo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O áudio da conversa que levou às prisões de Delcídio e André Esteves

Ouça a gravação (ou leia a transcrição) que justificou as prisões do senador Delcídio Amaral e do banqueiro André Esteves. No áudio, senador expõe proposta a filho de Cerveró e cita ministros do STF que poderiam ajudá-lo. Gilmar Mendes e Dias Toffoli são mencionados
Na manhã de hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) usou a gravação, feita por um dos filhos de Cerveró, Bernardo Cerveró, para justificar a prisão do senador, acusado de tentar obstruir as investigações sobre seu envolvimento na corrupção da Petrobras.
No voto referendado por unanimidade pelo Plenário do STF, o ministro Teori Zavascki destacou que a tentativa de atrapalhar as investigações caracteriza crime inafiançável e que o tipo pena de organização criminosa permite flagrante a qualquer momento.
A divulgação de um áudio (ouça abaixo) nesta quarta-feira (25) mostra o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), cogitando a hipótese de fuga do ex-diretor do setor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, para não comprometê-lo nas investigações da Operação Lava Jato. O banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, também foi preso.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Em evento (vazio) da Abril, Moro diz que mídia não é enviesada.

De acordo com o site oficial do hotel Renaissance, em São Paulo, a maior sala para eventos é o auditório com espaço de 496 m² e capacidade máxima de 420 pessoas. Com cadeiras de cor azul confortáveis, o espaço estava vazio no final da tarde de segunda-feira (23) pouco antes da palestra do juiz Sérgio Fernando Moro. A conferência estava prevista para começar às 16hrs e todos – sem exceção – atrasaram.
De acordo com o site oficial do hotel Renaissance, em São Paulo, a maior sala para eventos é o auditório com espaço de 496 m² e capacidade máxima de 420 pessoas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

domingo, 22 de novembro de 2015

Argentina: Primeiros resultados oficiais colocam Macri à frente; boca de urna dá vitória à oposição

Pesquisas feitas por comitês de ambos os candidatos dão vitória ao candidato do Cambiemos, opositor da presidente Cristina KirchnerNão existem pesquisas divulgadas por institutos após o fechamento das urnas, como acontece no Brasil, por exemplo. Cada campanha faz seu próprio levantamento.
Caso o resultado se confirme, as forças de oposição ao kirchnerismo controlarão a capital (com Horacio Larreta), a província de Buenos Aires (com María Eugénia Vidal) - os dois lugares mais populosos da Argentina - e o governo do país.
Os primeiros resultados oficiais, divulgados às 20h30 (19h30 em Buenos Aires), mostram o candidato do Cambiemos, Mauricio Macri, à frente de Daniel Scioli (Fpv), candidato da presidente Cristina Kirchner.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Um escândalo internacional: o cartel do câmbio

Um escândalo de proporções internacionais coloca frente a frente o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) e o Banco Central, em torno de um cartel internacional especializado em manipular cotações de moedas.

O caso foi descoberto nos Estados Unidos e envolve grandes bancos internacionais com atuação no mercado brasileiro.
Um escândalo de proporções internacionais coloca frente a frente o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) e o Banco Central, em torno de um cartel internacional especializado em manipular cotações de moedas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fórum 21 lança manifesto contra Lei Antiterrorismo

Para os signatários do manifesto, se sancionada como está, a lei violará garantias fundamentais e comprometerá a democracia.
Em manifesto lançado, nesta terça (17), diversas entidades criticam o Projeto de Lei Complementar 101/2015, que tipifica o crime de terrorismo no país. Conforme o documento, se promulgada, a proposição, batizada de Lei Antiterrorista, violará garantias fundamentais e comprometerá a democracia. 
 
Já aderiram ao documento intelectuais, acadêmicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil como a Associação Juízes pela Democracia (AJD), o Instituto Brasileiro de Direito Criminal (IBCCRIM), a Conectas Direitos Humanos, a Artigo 19 e o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Em manifesto lançado, nesta terça (17), diversas entidades criticam o Projeto de Lei Complementar 101/2015, que tipifica o crime de terrorismo no país.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Manifestante pró-intervenção militar atira durante Marcha das Mulheres Negras

Homem que participa de acampamento pelo impeachment de Dilma e pela volta dos militares ao poder é preso após disparar tiros durante Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Responsável é um policial civil que já havia sido detido na última semana por portar arma de fogo e armas brancas. Não se sabe por que ele foi solto

Barulhos de bombas e tiros acabaram com a Marcha das Mulheres Negras, no início da tarde desta quarta-feira (18/11), na Esplanada dos Ministérios. Cerca de 10 mil pessoas participavam do ato, que incluiu uma caminhada entre o Ginásio Nilson Nelson e o Museu da República, ao lado da Catedral de Brasília.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fórmula 1 atropelou a TV Globo

As audiências da TV Globo seguem derretendo. Nesta semana, mais uma notícia preocupante para os herdeiros de Roberto Marinho.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

domingo, 15 de novembro de 2015

O Rio teria a coragem de eleger prefeito alguém que bateu na mulher?

Apenas um povo que se orgulha em ter a porrada como um de seus principais patrimônios imateriais, argamassa que dá liga à vida, alfa e ômega de suas relações sociais pode tolerar que alguém que tenha espancado a companheira sonhe em ser candidato a algum cargo público.

Se o secretário executivo de Coordenação de Governo do Rio, Pedro Paulo Carvalho, realmente sair para disputar a prefeitura da capital carioca, em 2016, mesmo com o escândalo envolvendo atos de violência doméstica contra sua ex-mulher, podemos mandar reinicializar o município, pois deu pau, tilt, travou tudo. Afinal, premiar esse tipo de coisa mostra que algo deu muito, muito errado.
Apenas um povo que se orgulha em ter a porrada como um de seus principais patrimônios imateriais, argamassa que dá liga à vida, alfa e ômega de suas relações sociais pode tolerar que alguém que tenha espancado a companheira sonhe em ser candidato a algum cargo público.

Massacre na Nigéria: saiba mais sobre o Boko Haram

Além de ataques a cidades do país, ele também realiza sequestros e assassinatos, desde sua fundação no norte nigeriano, em 2002.
Seus integrantes seguem a seguinte frase do Corão, o livro sagrado dos mulçumanos:
Além de ataques a cidades do país, ele também realiza sequestros e assassinatos, desde sua fundação no norte nigeriano, em 2002.

sábado, 14 de novembro de 2015

Exposição de Frida no instituto Tomie Ohtake peca por esconder comunismo da pintora

“Estou cada vez mais convencida de que o único caminho para se chegar a ser um homem, isto é, um ser humano e não um animal, é ser comunista”
(Frida Kahlo)
Me parece um desrespeito à memória da pintora e à sua inteligência dizer que ela “confundiu comunismo com comunidade”, seja lá o que isso signifique. Ora, Frida Kahlo ingressou nas Juventudes Comunistas aos 17 anos e, aos 20, se filiou ao Partido Comunista Mexicano. Com Diego Rivera, deixou o Partido em 1929 em solidariedade ao marido, que havia sido expulso por divergências com os dirigentes locais. Em 1937, o casal receberia Natalia e Leon Trotsky em seu exílio mexicano. Em 1948, Frida volta a ser aceita pelo PC mexicano, seis anos antes de Diego. Em seu colete ortopédico, trazia pintado o símbolo da foice e do martelo no meio do peito, próximo ao coração.
Em termos estritamente artísticos, a exposição Frida Kahlo: Conexões entre Mulheres Surrealistas no México, em cartaz no instituto Tomie Ohtake em São Paulo, é irretocável.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Hollande fecha fronteiras depois de atentado

O presidente da França, François Hollande, determinou hoje (13) o fechamento das fronteiras do país após os vários tiroteios registrados em Paris na noite desta sexta-feira.
“Ninguém ponderá entrar para cometer qualquer ato contra a França”, disse Hollande. O objetivo, explicou, é também impedir que os autores dos crimes saiam do território. “É uma provação terrível que nos acomete. Sabemos de onde vêm, quem são esses terroristas, esses criminosos.”

Hollande expressou sua compaixão às famílias das vítimas que morreram e dos feridos. Ele ressaltou, ainda, que este é o momento da França mostrar “unidade e sangue frio frente o terror”.
“A França deve ser forte, deve ser grande. E as autoridades devem ser duras. E seremos”, garantiu.
O presidente da França, François Hollande, determinou hoje (13) o fechamento das fronteiras do país após os vários tiroteios registrados em Paris na noite desta sexta-feira.

Contax passa a ser alvo principal da PF em investigação sobre propina

A partir da análise de telefones apreendidos na residência do presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, a PF encontrou indícios de que autoridades foram “beneficiadas por repasses ilícitos, dissimulados ou travestidos de doações eleitorais”. A Contax doou de forma legal R$ 53 milhões para partidos políticos e candidatos, entre 20

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/politica/4312542/contax-passa-ser-alvo-principal-da-pf-em-investigacao-sobre-propina ou as ferramentas oferecidas na página. 
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
A Contax, empresa de teleatendimento controlada pela Andrade Gutierrez (AG), passou a ser o principal alvo de uma nova linha de investigação da Operação Lava-Jato, apurou o Valor.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Alckmin esconde até os cadáveres

os assassinatos cometidos por policiais militares em agosto e setembro deste ano em São Paulo desapareceram das estatísticas oficiais divulgadas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). Justamente nesses dois meses ocorreu uma série de mortes atribuídas a policiais militares – na capital e na Grande São Paulo–, entre chacinas e assassinatos de suspeitos já rendidos. Cerca de 30 policiais militares foram presos sob a suspeita de participação em pelo menos 31 mortes no período – entre elas as 23 vítimas das chacinas de Osasco e Barueri, em agosto. Há ainda na lista de excluídos os quatro adolescentes mortos ao lado de uma pizzaria em Carapicuíba, em setembro.
O governador Geraldo Alckmin, que realizou cultos da seita fascista Opus Dei em pleno Palácio dos Bandeirantes, não gosta da transparência pública.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

“Enquanto não houver diálogo, vamos ficar”, diz estudante de escola ocupada em SP

Desde terça-feira (11), alunos acampam na Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, em protesto contra a reorganização da rede estadual de ensino definida pelo governador Geraldo Alckmin; escola em Diadema também está ocupadaNesta quarta-feira (11), a ocupação da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, entra em seu segundo dia. O prédio está tomado por alunos que protestam contra a reorganização da rede estadual de ensino definida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Nesta quarta-feira (11), a ocupação da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, entra em seu segundo dia.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Parabéns, atingimos a burrice máxima

A “baranga” Simone de Beauvoir e a importância de um livro que ensina a conversar com fascistas
A fogueira de Simone de Beauvoir a partir da questão do ENEM mostrou que a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil. Se não for enfrentada, não há chance. Hordas e hordas de burros que ocupam espaços institucionais, burros que ocupam bancadas de TV, burros pagos por dinheiro público, burros pagos por dinheiro privado, burros em lugares privilegiados, atacaram a filósofa francesa porque o Exame Nacional de Ensino Médio colocou na prova um trecho de uma de suas obras, O Segundo Sexo, começando pela frase célebre: “Uma mulher não nasce mulher, torna-se mulher”. Bastou para os burros levantarem as orelhas e relincharem sua ignorância em volumes constrangedores. Debater com seriedade a burrice nacional é mais urgente do que discutir a crise econômica e o baixo crescimento do país. A burrice está na raiz da crise política mais ampla. A burrice corrompe a vida, a privada e a pública. Dia após dia.
A fogueira de Simone de Beauvoir a partir da questão do ENEM mostrou que a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Impeachment na marra? Seu Zé Cardoso, isso pode?

Não se trata, portanto, de um movimento reivindicatório, classista. Trata-se da ocupação e paralisação das principais estradas brasileiras, para impedir a circulação de pessoas e cargas com objetivos meramente golpistas.

E isso é um atentado à Constituição, às leis e aos direitos da sociedade.

Em país algum do mundo um grupo de caminhoneiros – e de empresas transportadoras de carga –  paralisa a circulação nas principais rodovias do país impunemente. A menos que se considere o Chile, na iminência do golpe de Pinochet e o assassinato do Presidente Salvador Allende um parâmetro válido.
O caminhoneiro Fábio Luís Roque, uma das lideranças do Comando Nacional do Transporte (CNT), reforçou nesta segunda-feira, 9, que o grupo não pretende estabelecer nenhum tipo de diálogo com o governo federal para levar reivindicações dos transportadores autônomos a Brasília.

Polícia pode entrar em residências sem mandado, decide STF

É lícita a invasão de domicílio visando a busca de provas sem mandado judicial pela polícia militar, desde que amparada em fundadas razões pelos agentes, justificada a excepcionalidade por escrito, sob punição disciplinar, civil ou penal. Essa foi a decisão do plenário do STF nessa tarde de quinta-feira (5).
O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, teve seu voto seguido pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Celso de Mello e o presidente Ricardo Lewandowski.
Em seu voto, Gilmar afirmou que a busca e apreensão domiciliar é claramente uma medida invasiva, mas de grande valia para a repressão à prática de crimes e para investigação criminal. O ministro admitiu que ocorrem abusos – tanto na tomada de decisão de entrada forçada quanto na execução da medida – e reconheceu que as comunidades em situação de vulnerabilidade social muitas vezes são vítimas de ingerências arbitrárias por parte de autoridades policiais
Caso concreto
O corréu, que confessou o crime, mas não foi quem ingressou com o recurso extraordinário, foi surpreendido pela polícia conduzindo um caminhão cujo interior possuía drogas. Apontou um terceiro, réu recorrente ao Supremo, como aquele que pediu para transportar a droga.

sábado, 7 de novembro de 2015

Minas de tristeza

Doeu ouvir tanta gente lembrar com nostalgia do restaurante que ficava sob as sombras das mangueiras de Bento Rodrigues.
Doeu ouvir tanta gente falar de um lugar que não existe mais e que talvez nunca mais volte a existir. Foi assim durante toda esta sexta-feira: uma dor profunda nos olhos de todos que subiram e desceram as ladeiras de chão batido dos distritos que ficam ao norte do centro de Mariana, primeira capital de Minas Gerais.
Doeu ouvir tanta gente lembrar com nostalgia do restaurante que ficava sob as sombras das mangueiras de Bento Rodrigues.

Vereadores de Campinas aprovam “moção de repúdio” a Simone de Beauvoir

“Como pode alguém ser homem de manhã e mulher à noite?”. Câmara Municipal de Campinas aprova moção de repúdio contra questão do ENEM que cita Simone de Beauvoir. Vereador Campos Filho (DEM), autor da moção, diz que “a iniciativa [de citar a filósofa] é demoníaca”
A Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou, na noite de quarta-feira, uma moção de repúdio dirigida ao Ministério da Educação em protesto contra a inclusão na prova do Enem deste ano de uma questão que reproduz um trecho de um texto da filósofa e escritora francesaSimone de Beauvoir sobre a condição da mulher.

A questão reproduzia texto do livro O Segundo Sexo, de 1949, segundo o qual: “ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”.
A Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou, na noite de quarta-feira, uma moção de repúdio dirigida ao Ministério da Educação em protesto contra a inclusão na prova do Enem deste ano de uma questão que reproduz um trecho de um texto da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir sobre a condição da mulher.

BARÃO DEBATE PARTICIPAÇÃO DA FEB NA SEGUNDA GUERRA

A participação do Brasil de Getúlio Vargas na Segunda Guerra Mundial foi alvo de debate no Barão de Itararé, na terça-feira, 3. O evento foi motivado pelo lançamento do livro “O Brasil na Segunda Guerra Mundial”, de Teresa Isenburg, lançado no Brasil pela 22 Editorial. O jornalista Palmério Dória e o escritor Walter Sorrentino compartilharam a mesa com a autora.
A participação do Brasil de Getúlio Vargas na Segunda Guerra Mundial foi alvo de debate no Barão de Itararé, na terça-feira, 3. O evento foi motivado pelo lançamento do livro “O Brasil na Segunda Guerra Mundial”, de Teresa Isenburg, lançado no Brasil pela 22 Editorial.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Eduardo Cunha diz que vai provar que não mentiu na CPI

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje, após instauração de processo contra ele por suposta quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa, que vai provar, em sua defesa, que não mentiu quando prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre contas bancárias.  “Vou provar que não faltei com a verdade. Eu não menti à CPI”, disse.
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje, após instauração de processo contra ele por suposta quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa, que vai provar, em sua defesa, que não mentiu quando prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre contas bancárias.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Outubro bate recorde como mês que teve maior fluxo de refugiados para Europa em 2015

Segundo Acnur, outubro também teve quase o mesmo número de pessoas que tentavam chegar à UE pelo Mediterrâneo em relação a todo o ano de 2014
O número de refugiados e imigrantes que cruzaram o mar Mediterrâneo para chegar à Europa em outubro superou o total acumulado em todos os meses de 2015 até setembro, anunciou nesta segunda-feira o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Razão para viver

À medida em que envelhecemos, começamos a santificar os mortos – o que é prudente, pois estamos diariamente mais próximos de entrar no grupo – e a dizer que os vivos não valem lá grande coisa, como a desdenhar as uvas verdes, que vão ficando mais distantes.

Não é fácil fugir disso, carece de fé na humanidade – a em Deus é fácil, já que nos dá um lugar para ir – e carece de fatos, que andam escassos nesta época de mediocridade crescente e delicadeza minguante.
À medida em que envelhecemos, começamos a santificar os mortos – o que é prudente, pois estamos diariamente mais próximos de entrar no grupo – e a dizer que os vivos não valem lá grande coisa, como a desdenhar as uvas verdes, que vão ficando mais distantes.

Pró-Esia - Fabrica de Versos...Arte Indígena


A arte indígena brasileira é um tipo de arte produzida pelos povos nativos brasileiros, antes, durante e depois da colonização portuguesa, que começou no século XV.

domingo, 1 de novembro de 2015

Retrato da artista enquanto Sontag

Durante minha adolescência, sábado era um dia especial para ler jornal. Neste dia, saíam os suplementos literários. Eu amava sobretudo o caderno Idéias, do Jornal do Brasil…
Com a crise no jornalismo impresso, os cadernos sobre livros foram as primeiras vítimas a serem cortadas. O último foi o Prosa&Verso, de O Globo, que foi “descontinuado” há algumas semanas. Uma pena, porque, como eu, muita gente agradece sua formação intelectual a eles.
Clube do livro Socialista Morena
Durante minha adolescência, sábado era um dia especial para ler jornal. Neste dia, saíam os suplementos literários. Eu amava sobretudo o caderno Idéias, do Jornal do Brasil…