Siga a gente aqui!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ocupações estudantis é a ponta da lança da resistência democrática

As formas de apoio ao movimento foram discutidas na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Minas Gerais (CTB-Minas) em Plenária Ampliada na tarde desta sexta-feira (04/11). O histórico movimento das ocupações estudantis é no momento a experiência mais próxima de atingir a sociedade brasileira e denunciar a pauta neoliberal dos golpistas, afirmaram os participantes da Plenária. Representantes dos estudantes apontaram três carências urgentes do movimento: recursos para material gráfico, deslocamento e alimentação.  
Em Minas Gerais já são 128 escolas ocupadas, com a perspectiva de chegar a 140 até o final do dia, 22 universidades, dentre elas a PUC- campus Coração Eucarístico, a primeira universidade privada do país a ser ocupada.  Segundo Rafael Leal, da União da Juventude Socialista (UJS), a geração que hoje está nessas escolas tem ânsia de mudar o mundo e tem a capacidade de envolver outros setores. Rafael reafirmou o engajamento do movimento. “Apesar de ter ações espontâneas, a iniciativa foi das entidades do movimento estudantil que tem papel protagonista.” ressalta.
Movimentos sociais e sindicais se organizam para apoiar e ampliar a estrutura das ocupações estudantis em Minas Gerais para unir classe trabalhadora e estudantes.
As formas de apoio ao movimento foram discutidas na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Minas Gerais (CTB-Minas) em Plenária Ampliada na tarde desta sexta-feira (04/11). O histórico movimento das ocupações estudantis é no momento a experiência mais próxima de atingir a sociedade brasileira e denunciar a pauta neoliberal dos golpistas, afirmaram os participantes da Plenária. Representantes dos estudantes apontaram três carências urgentes do movimento: recursos para material gráfico, deslocamento e alimentação.  Em Minas Gerais já são 128 escolas ocupadas, com a perspectiva de chegar a 140 até o final do dia, 22 universidades, dentre elas a PUC- campus Coração Eucarístico, a primeira universidade privada do país a ser ocupada.  Segundo Rafael Leal, da União da Juventude Socialista (UJS), a geração que hoje está nessas escolas tem ânsia de mudar o mundo e tem a capacidade de envolver outros setores. Rafael reafirmou o engajamento do movimento. “Apesar de ter ações espontâneas, a iniciativa foi das entidades do movimento estudantil que tem papel protagonista.” ressalta.
Rafael também chama atenção para o embate forte com a direita em todos os locais e ressaltou a prática paramilitar em alguns casos como no Estadual Central. “Temos um enfretamento aberto com uma direita organizada e muito financiada”.            Késsia Cristina, da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), fez um relato de como estão as ocupações em Minas. Para ela, a primavera secundarista começou com o movimento pelas merendas e ganhou força e politização. “O pessoal está enxergando que o filho do pedreiro não vai mais virar doutor. Temos provado todos os dias no cotidiano das ocupações nossa pauta democrática.” Késsia lembrou que a estratégia do governo golpista é de criminalizar e responsabilizar o movimento com o adiamento das provas do ENEM.  Para Raul Pereira, da União Estadual dos Estudantes (UEE/MG), o momento é de unidade total e “radicalizar para alcançar a comunidade, atingir o trabalhador que é a base da sociedade”.O desafio de ampliar as frentes de resistência e fortalecer as ocupações foi a base do apoio de todas as entidades presentes. A pauta em torno da Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio, a PEC do Fim do Mundo – que agora tramita no Senado como PEC 55, mostram os retrocessos que estão no caminho do povo brasileiro.
Além do apoio às escolas ocupadas, a Plenária apontou a importância de unificar as lutas. Entre as agendas propostas está o dia 11 de novembro, Dia Nacional de Paralisações e Greves.As entidades também assinaram uma moção de repúdio contra as ações de violência ao movimento estudantil e solidarizam com o MST.
MOÇÃO DE REPUDIOReunidos em Plenária de Apoio e Solidariedade às ocupações estudantis – em defesa das políticas e investimentos públicos e contra a PL55 (ex – PL 241) MP Reforma do ensino médio / Lei da Mordaça, contra qualquer tipo de violência aos movimentos estudantis, sindicais e sociais manifestamos nossa incondicional solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra – MST diante dos ataques sofridos no dia de hoje.Denunciamos a arbitrariedade cometida pela justiça paranaense e a provocação feita por partes das policias civil e militares nos Estados do PR, MT e, particularmente, de SP – que invadiu a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) de forma truculenta, incluindo uso de armas de fogo.
Conclamamos o conjunto das forças democráticas a se levantarem contra a marcha antidemocrática e em curso no País.Somente com uma ampla unidade democrática será possível garantir e ampliar as liberdades políticas e os direitos sociais conquistados ao longo de décadas de lutas de nosso povo.Belo Horizonte 04, de novembro de 2016.- Todo apoio e solidariedade ao MST- Pela garantia das liberdades democráticas- Nenhum direito a menosEntidades que assinam:·       União da Juventude Socialista (UJS)
·       União Colegial de Minas Gerais (UCMG)
·       União Brasileira dos Estudantes (UBES)
·       Sindicato dos Auxiliares De Administração Escolar (SAAMG)
·       Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB / MG)
·       Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (FETAEMG)
·       Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL)
·       Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (SITRAMICO)
·       Ocupaminas
·       Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Lima (SINDSERP)
·       Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (SINTTEL)
·       Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (SINPRO)
·       Sindicato dos Trabalhadores da Educação Rede Publica Municipal de BH (Sind Rede)
·       Sindicato dos Promotores, Repositores, Demonstradores, Coordenadores, de Merchandising e de Vendas de Minas Gerais (SinProReD)
·       Sindicatos dos Trabalhadores em Entidades Sindicais do Estado de Minas Gerais (SITESEMG)
·       Gabinete do Vereador Gilson Reis
·       Gabinete do Deputado Celinho do Sinttrocel
·       Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (FITEE)Fonte: Blog da CTB Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário