sábado, 2 de maio de 2015

8 aplicativos que todo blogueiro deve ter no tablet ou smartphone

Uma das possibilidades mais interessantes oferecidas pela internet é a facilidade com que qualquer pessoa pode se tornar criadora de conteúdo. Logicamente que criar algo não significa ter audiência, mas a proliferação de espaços como os blogs permitiu a muita gente dar vazão a talentos que, de outra forma, ficariam ocultos.
Com a popularização de tablets e smartphones, ficou ainda mais fácil produzir conteúdo para a internet, especialmente quando se fala em textos. Isso porque esses gadgets oferecem aplicativos diversos para você criar, postar e compartilhar conteúdo - e isso em basicamente qualquer lugar em que haja uma conexão com a internet.
Uma das possibilidades mais interessantes oferecidas pela internet é a facilidade com que qualquer pessoa pode se tornar criadora de conteúdo.
Logicamente que criar algo não significa ter audiência, mas a proliferação de espaços como os blogs permitiu a muita gente dar vazão a talentos que, de outra forma, ficariam ocultos.
Com a popularização de tablets e smartphones, ficou ainda mais fácil produzir conteúdo para a internet, especialmente quando se fala em textos. Isso porque esses gadgets oferecem aplicativos diversos para você criar, postar e compartilhar conteúdo - e isso em basicamente qualquer lugar em que haja uma conexão com a internet.
Nós selecionamos alguns aplicativos essenciais para todo mundo que tem ou pretende ter um blog. A lista inclui plataformas para postagem, editores de texto inteligente, serviços de armazenamento nas nuvens, editores de imagem e ainda um dicionário para você ter ainda mais recursos para escrever seus textos.
Confira:
1. Wordpress
2. Writer
3. Google Docs
4. Dicionário Priberam
5. Snapseed
6. Pic Stitch
7. Phonto
8. Hootsuite

Apps para blogueiros
O Wordpress é a plataforma de blogs mais utilizada no planeta e também oferece um serviço próprio de hospedagem. Quem quer uma página, mas não quer ter o trabalho de programar tudo, pode optar pelo sistema pronto deste serviço, que oferece muito além do básico para você fazer postagens e acompanhar tudo depois. Ele está disponível para Android e iOS.
Porém, há diversos outros serviços populares disponíveis na web. Ou seja, você deve ter instalado em seu portátil o app da plataforma de blog que utiliza. Algumas outras opções incluem Blogger (Android|iPhone/iPad), Tumblr (Android|iPhone/iPad) e Medium (iPhone/iPad).
Apps para blogueiros
Digitar em um tablet ou smartphone pode não ser uma tarefa exatamente simples, nem tanto porque as teclas são menores do que em um teclado físico, mas principalmente porque as constantes notificações que chegam até você podem ser uma grande distração.
Pensando nisso, programadores criaram o Write, um editor de texto focado na produtividade. É um bom espaço para você redigir seus textos e, depois de pronto, copiar e colar no editor do app de sua plataforma de blog. O app é exclusivo para Android.
Apps para blogueiros
Se você pensa na possibilidade de realizar postagens pelo smartphone ou pelo tablet, significa que deseja fazer isso de forma remota. Isso implica em ter ferramentas integradas para poder criar conteúdo de um lugar, como o seu PC, e acessar tudo em outro, como no seu celular.
Uma boa forma de fazer isso é usar o Google Docs, o editor de textos online do Google integrado ao Goolge Drive. Assim, você consegue começar a redigir um texto em um dispositivo e concluir em outro, seja ele um tablet, um smartphone ou um PC. O app está disponível para Android e iOS.
Apps para blogueiros
Para quem gosta de saber o significado das palavras, como se conjuga um verbo ou ainda encontrar sinônimos para não repetir um termo no seu texto, um dicionário é sempre uma boa pedida. Tratando-se da língua portuguesa, um dos mais interessantes para você carregar consigo no celular é o Priberam.
Ele foi um dos primeiros dicionários gratuitos na web a se adaptar ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e, apesar de ser português, contém uma “versão brasileira” de todas os seus verbetes, bem como inúmeros termos específicos da nossa versão do idioma luso. O app tem versões para Android, iOS e Windows Phone.
Apps para blogueiros
A internet é um espaço multimídia, logo trabalhar com imagens como apoio ao texto é essencial para tornar seu conteúdo mais atraente aos olhos dos leitores. Assim sendo, ter uma boa ferramenta para tratar as imagens antes de postá-las na web é essencial e isso pode ser feito diretamente de um dispositivo portátil.
O Snapseed é um editor de imagens adquirido pelo Google e que não deixa a desejar quando o tema é aplicar filtros e realizar ajustes profundos em relação a cor, exposição, brilho, contraste e outros quesitos técnicos de uma imagem. Ele está disponível para Android e iOS.
Apps para blogueiros
Foram tantas as fotos boas que só uma montagem reunindo diversas delas daria conta de mostrar tudo? Então o Pic Stich pode ser bem útil. Este programa é focado em fazer colagens com imagens, oferecendo diferentes molduras para você esbanjar estilo na hora de fazer as suas criações.
E ele é bem simples de ser usado, permite controle rápido direto da ponta do dedo e oferece resultados bastante satisfatórios. Sem dúvida, é uma das melhores opções quando se fala em colagens de fotografias. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
Apps para blogueiros
Você tirou uma foto para postar em seu blog e é algo que, de tão exclusivo, deveria levar uma marca d'água da sua página? Pois o Phonto vai ajudar você nisso. Este aplicativo gratuito serve para que, rapidamente, você possa incluir uma frase em qualquer fotografia.
É um jeito bem básico e eficaz de garantir que suas fotografias não serão reproduzidas sem os devidos créditos. Além disso, como a função do Phonto é escrever em fotos, você pode usar a sua criatividade para criar belas imagens de capa para as suas postagens, por exemplo. Ele tem versões para Android e iOS.
Apps para blogueiros
Por fim, a última dica é o Hootsuite, um app para você replicar seus conteúdos em seus principais perfis de redes sociais. Ele tem uma versão gratuita, que é limitada, mas pode dar conta de suas necessidades iniciais — depois, caso você queira algo maior, pode investir em um plano mensal.
De qualquer forma, ele funciona de maneira eficiente e permite a você postar no Facebook e no Twitter de uma só vez, algo bem interessante para aumentar a publicidade de suas postagens. O app conta com versões para Android e iOS.
Sentiu falta de algum aplicativo legal aqui? Então, se você conhece algo que ficou de fora da lista, escreva sua dica nos comentários logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário