Show cancelado. Duas palavras cada vez mais frequentes no showbiz brasileiro. Pipocam por todos os cantos notícias de artistas que tiveram de cancelar suas apresentações em pequenas e médias cidades.
A lista não é pequena: Claudia Leitte, Paula Fernandes, Thiaguinho, Jorge & Mateus, Dudu Nobre, Tulipa Ruiz, Simone, Ana Carolina, Roupa Nova, Thaeme & Tiago, Elymar Santos, padre Fábio de Melo. Coincidência, crise econômica ou um modelo que dá sinais de esgotamento?
No dia 3, o cantor Thiaguinho deixou de realizar um show que faria em um rodeio na cidade mineira de Lavras. O artista usou a sua página no Facebook para dizer que o cancelamento se deu por falta de pagamento. O show da dupla sertaneja Thaeme & Tiago, que aconteceria na mesma data em Santa Maria, foi adiado e o motivo foi a “baixa procura por ingressos”, segundo o Diário de Santa Maria. No dia 27 de setembro, o show do cantor Elymar Santos, bancado pela Rede Globo, acabou não acontecendo por “uma questão operacional” no Rio, informou o G1. Previsto para 25 de setembro, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, o show da cantora Simone não aconteceu. Na mesma cidade, Tulipa Ruiz tinha duas apresentações marcadas. Uma delas, o show no Feevale, foi cancelada por “motivos de força maior”, segundo o ClicRBS. Ana Carolina, outro nome da MPB, deixou de se apresentar no dia 5 de setembro em Taquaruçu, em Tocantins, por “causa de cláusulas contratuais”, informou o G1.
A lista não é pequena: Claudia Leitte, Paula Fernandes, Thiaguinho, Jorge & Mateus, Dudu Nobre, Tulipa Ruiz, Simone, Ana Carolina, Roupa Nova, Thaeme & Tiago, Elymar Santos, padre Fábio de Melo. Coincidência, crise econômica ou um modelo que dá sinais de esgotamento?
A maioria dos artistas acima teve seus shows cancelados nas últimas semanas. Claudia Leitte se apresentaria no sábado (10) no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, interior paulista. Segundo a jornalista Fabíola Reipert, do R7, o “principal motivo foi a falta de público”. Teriam sido vendidos 170 ingressos para os 15 mil lugares. Em abril, segundo Fabíola, a cantora baiana teve um show cancelado em Curitiba, cujos ingressos custavam de R$ 106 a R$ 606. Na mesma data, o grupo Roupa Nova se apresentaria em Blumenau. No domingo (11), um show em Camaçari com Dudu Nobre e a banda Calcinha Preta, foi cancelado, segundo informou o jornal A Tarde.
A crise econômica tem causado problemas para o pagamento dos cachês dos artistas, sobretudo em cidades menores ou naquelas em que a prefeitura banca a contratação. Na sexta (9), o show da dupla sertaneja Jorge & Mateus foi cancelado em Vitória da Conquista, na Bahia. A agência que cuida dos interesses dos cantores afirmou que o cancelamento se deu por “inadimplemento contratual por parte da organizadora do evento”. Um dia antes seria a vez do padre Fábio Melo se apresentar na Fentija, festa da cidade de Jatobá, que se autodenomina “capital pernambuca da tilápia”. Segundo o portal de notícias Jatobá, o prefeito Robson Leandro decidiu não realizar o evento por causa da “crise financeira que afeta os municípios do país e a queda nos repasses de recursos do governo federal”.
Nos últimos anos, com a crise das gravadoras, os artistas passaram a apostar mais nos shows para alavancar as suas carreiras. O contato direto com o público servia, a um só tempo, para apresentar os novos trabalhos, em alguns casos vender discos diretamente para os fãs e divulgar o nome Brasil afora. Cidades de pequeno e médio porte, antes ignoradas do mapa dos grandes músicos, começaram a receber cantores de renome, inclusive aqueles que estão no auge.
A recente leva de shows cancelados, em meio à crise econômica, pode ser uma coincidência, afinal ainda são exceção à regra. Mas indica um sinal de que o público não está mais disposto a pagar qualquer preço para ver seu artista favorito. Em um mundo cada vez mais digital, ver espetáculos no conforto da casa, é algo tão simples quanto ligar uma TV. Paula Fernandes deixou de cantar, como programado, em Vitória da Conquista no dia 18 de setembro. Novamente segundo a jornalista Fabíola Reipert, o motivo foi a falta de público que a veria na Arena Miraflores. Para evitar a disseminação desse tipo de notícia, a cantora usou seu perfil no Instagram para, dois dias depois, mostrar que fez uma apresentação para 20 mil pessoas em Abaíra, na Bahia. Apenas não disse que aquele foi um show gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário