Siga a gente aqui!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Novo pontilhão na BR-040 será totalmente liberado em novembro

Até lá, passarão pelo viaduto apenas os veículos que seguem no sentido BH/RJ. Pelo Viaduto das Almas ainda vão transitar quem percorrer no sentido contrário 
A inauguração do viaduto já foi adiada seis vezes pelo Dnit - (Renato Weil/EMDAPress)
A inauguração do viaduto já foi adiada seis vezes pelo Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou para novembro a liberação do tráfego nos dois sentidos do Viaduto Márcio Rocha Martins, construído para substituir o macabro Viaduto das Almas, na BR-040, em Itabirito, Região Central de Minas. A previsão inicial era maio de 2011, mas a conclusão das obras de contenção de encosta que estão sendo feitas no acesso ao novo pontilhão deverá ser antecipada, segundo o engenheiro do Dnit Alexandre de Oliveira. A nova estrutura foi parcialmente liberada neste domingo para os carros que seguem no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro. A partir de agora, passará pelo velho Vila Rica, nome oficial do Viaduto das Almas, apenas o fluxo contrário.

Confira as imagens do pontilhão já funcionando

Alexandre de Oliveira negou que tenha havido falhas no projeto executivo do Viaduto Márcio Rocha Martins, que não previa obras de contenção de encostas. “O projeto foi feito dentro das normas, mas houve ocorrência de grande quantidade de chuva, que causou o escorregamento do talude”, disse o engenheiro. De acordo com ele, além das intervenções para conter o desmoronamento de terra, será preciso refazer o piso em parte da variante que leva à nova estrutura. Foram investidos R$ 19,5 milhões no projeto inicial e serão gastos mais R$ 13,9 milhões no complementar.

A inauguração do novo pontilhão já foi adiada seis vezes. Enquanto não é aposentado, o Viaduto das Almas, com traçado em curva e de pista simples, terá mão única, apenas para o tráfego sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte. Para isso, está passando por adaptações, como a inversão de dois radares de 60 km/h instalados nas suas pontas – agora serão quatro no sentido único. “Amanhã (hoje), serão quebrados os tachões (olhos de gato) que dividem os dois sentidos da pista sobre o viaduto e feitas as adequações na sinalização vertical. Não será preciso interromper o trânsito”, afirmou Alexandre de Oliveira.

A liberação parcial do Viaduto Márcio Rocha Martins ocorreu às 11h40 de ontem. Antes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez vistorias e exigiu melhorias na sinalização. O inspetor Djalma Felisberto afirmou que a fiscalização será reforçada no trecho até o feriado do dia 12 de outubro. “Trabalho aqui há 16 anos e ainda não vivi essa situação, de um mesmo sentido do trânsito no viaduto em curva (das Almas). A uma velocidade de 60 km/h, dá perfeitamente para os condutores descerem lado a lado, sem nenhum problema. Basta redobrar a atenção”, avaliou, ressaltando que o tráfego de caminhões é intenso na região, muitos transportando minério.
O presidente do Sindicato da União dos Caminhoneiros e Afins, José Natan, comemorou a liberação parcial da nova estrutura. “Tá chegando em boa hora, a tempo de salvar muitas vidas”, disse. Segundo ele, desde que o Viaduto das Almas foi inaugurado, em 1957, pelo menos 200 pessoas perderam a vida em acidentes no pontilhão ou próximo a ele. “Vamos continuar cobrando a duplicação da BR-040 até o trevo de Ouro Preto.”



Fonte texto: Portal UAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário