Siga a gente aqui!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Olodum promove diplomacia cultural entre Brasil e Etiópia

Olodum promove diplomacia cultural entre Brasil e Etiópia
Na última sexta-feira (08/07), a embaixadora do Brasil na Etiópia, Isabel Azevedo Heyvart, ofereceu um almoço em sua residência oficial para a delegação do Grupo Olodum,  que está em missão oficial no solo etíope fazendo uma pesquisa para o desenvolvimento do  tema do carnaval do bloco afro em 2015,  que terá como tema “Etiópia, a Cruz de Lalibela e  o Pagador de Promessas”.
Segundo  a embaixadora brasileira, o Olodum não é visto por ela apenas como um grupo de carnaval e de música. Para ela  “o Olodum representa um autêntico embaixador cultural do Brasil no exterior”  e considera que o grupo  pode desempenhar o mesmo papel que o cinema de Hollywood e a música (de forma positiva) representam para os Estados Unidos.
Para a embaixadora, o Brasil que está entre as sete maiores economias do mundo, é uma referência positiva para os países africanos e  em especial para os etíopes que serua visto como um “irmão que deu certo” por conta do avanço na economia nas últimas décadas. As relações culturais teriam, em sua avaliação, o potencial para desempenhar um papel estratégico nas relações bilaterais entre brasileiros e africanos, em especial, na relação povo-povo, de modo a agregar valor na diplomacia desses desses dois países.
Em reconhecimento ao papel de diplomacia cultural do Olodum, a embaixadora que já havia recebido o grupo na embaixada brasileira e depois com o presidente do Congresso Nacional Etíope no SheratonHotel para uma reunião de trabalho, ofereceu nesta sexta, um almoço para a delegação afro-baiana, onde, na oportunidade, reiterou o compromisso da sua gestão no sentido de tornar factível os compromissos firmados entre brasileiros e etíopes, no campo da educação (estudo da língua inglesa, intercâmbio com acadêmicos e estudantes dos dois países etc),  turismo, esporte e transferência da tecnologia sócio-cultural e pedagógica da Escola Olodum para a Etiópia – fato que também despertou interesses representantes do Ministério da Cultura e Turismo e do Ministério das Relações Exteriores do país africano e também do presidente do Senado Etíope.
Na viagem grupo conheceu espaços culturais, hotéis, visitou a cidade histórica de Lalibela e teveencontros na União Africana e com o governo local. O grupo esteve no país a convite da empresa área Ethiopian Airlines que iniciou sua operação no Brasil no ano passado.
No almoço oferecido pela embaixadora, estiveram presentes o presidente e o vice do Olodum, João Jorge e Marcelo Gentil, a coordenadora do carnaval do Bloco Olodum Cristina Calacio e a assistente Lêda Nagle Vilas Boas, além do conselheiro do grupo, Paulo Rogério Nunes.
Pela equipe da embaixada, estavam presentes o diplomata Joaquim José, os assistentes de Chancelaria, Olavo Batista e Silvia Pires, além da étio-cubana, Rebeca Fitta, em sua maioria negros, o que é uma raridade nas embaixadas brasileiras no exterior.
Fonte: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário