Siga a gente aqui!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil supera Reino Unido e agora é sexta economia do mundo


Jornais britânicos divulgaram pesquisa com resultados nesta segunda-feira. É primeira vez que o Brasil fica na frente do Reino Unido
 
 (Reprodução internet)O Brasil agora tem a sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido. A conquista da economia brasileira foi publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira. O Daily Mail traz a informação ressaltando que Grã-Bretanha está, pela primeira vez, atrás de uma nação sul-americana.

O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o crescimento vivido no Brasil, principalmente por causa das exportações para a China. Os periódicos britânicos se basearam na pesquisa do Centre for Economic and Business Research’s.

Em 2010, o Brasil ficou como sétima maior economia do mundo depois de ultrapassar a Itália. Este ano a estimativa do Ministério da Fazenda é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça algo em torno de 3% e 3,5%. A crise econômica mundial reduz em 0,5% a 1% o crescimento do país neste ano. Mesmo assim, o Brasil está em destaque no cenário mundial.

Confira a liga de economias mundiais:

1 – Estados Unidos
2 – China
3 – Japão
4 – Alemanha
5 – França
6 – Brasil
7 – Reino Unido
8 – Itália
9 – Rússia
10 – Índia

Brasil não é só país do futebol

A matéria do Daily Mail traz a imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro onde há uma justificativa para o crescimento da economia brasileira. Segundo o jornal, o maior país da América Latina subiu de posição por causa das vastas reservas e recursos naturais, além de uma classe média com dinheiro nas mãos. Abaixo dessa imagem está a foto da Tower Brigde, um cartão-postal de Londres. A legenda diz que Reino Unido definha com a crise europeia e está ficando para trás.

O Daily comenta ainda que o o Brasil é geralmente associado com o futebol e favelas, mas a nação está se tornando rapidamente um dos “motores da economia global”.


Década perdida na Europa
O The Guardian traz a análise do executivo da instituição responsável pela pesquisa, Douglas McWiliams. Segundo ele, a economia brasileira é um novo fenômeno. De acordo com McWiliams, a nova lista de classificação mostra que o mapa econômico mundial está mudando. Os países asiáticos e as economias de commodities vão crescer deixando a Europa para trás.

De acordo com a matéria do Guardian, o velho continente deve sofrer uma “década perdida” por causa dos problemas com títulos de crédito nos últimos anos. A dívida acumulada ao longo dos anos pode restringir o crescimento dos países e culminar em resultados como esse, o Brasil na frente do Reino Unido.

 (Reprodução internet)
Video sobre a matéria:
Fonte texto: Estado de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário