Ao escolher o nome de seu Governo, Adolf Hitler queria resgatar um sentimento de nação forte
Sempre ouvimos falar do Terceiro Reich alemão. Mas e os outros dois primeiros? Essa história de reich, ou império, começou com o chanceler Otto von Bismarck, que, em 1870, declarou o Deutsches Reich (Império Alemão) após a unificação dos estados germânicos.
A economia cresceu 600% e a nação virou uma potência. Mas após a Primeira Guerra, em 1918, o país, arrasado, se transformou na fraca República de Weimar. Foi quando surgiu Adolf Hitler, que autodenominou seu governo de 3º Reich – indicando, assim, sua ideia: dar ao país o poder de antigamente.
Até aqui, temos dois impérios. E o outro? Ele não existiu ao pé da letra: foi uma lenda
reavivada por Hitler. O ditador se baseou na ideia criada por intelectuais após a invasão de Napoleão aos estados alemães, em 1807.
Para voltar a viver um sentimento de nação forte, eles retomaram uma lenda do século 10, que transformava o Sacro Império Romano de Nação Germânica no primeiro império alemão.
“O 1º Reich é imaginário, o equivalente à lenda da fundação de Roma por Rômulo e Remo”, contou a historiadora Marion Magalhães, da Universidade Federal do Paraná.
Fonte: Aventuras na Historia
Nenhum comentário:
Postar um comentário