O ex-presidente Lula revelou na quarta-feira ao Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, que sua cela na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba foi invadida por agentes às 6h da manhã. “Ontem fizeram uma palhaçada comigo. Entraram na cela em que eu estou às 6h da manhã. Como se estivessem fazendo uma coerção!”, disse Lula.
Isso tudo, de acordo com Lula, para entregar uma intimação sobre o inquérito que apura as supostas doações da JBS a políticos do PMDB na campanha de 2014 em troca de apoio ao PT. Segundo Lula, o delegado da Polícia Federal Bernardo Guidali Amaral, o mesmo que pediu a prisão da ex-presidenta DilmaRousseff, negada pelo Supremo, foi o autor da ordem para que sua cela fosse invadida. O ex-presidente disse que teria um depoimento às 10 da manhã e que não havia necessidade de despertá-lo tão cedo e de forma abrupta. “Eles poderiam muito bem ter esperado até às 8h, eu já estou preso!”, queixou-se.
Lula: “Toda vez que pode acontecer uma coisa favorável a mim eles fazem um show de pirotecnia. Eles precisam fazer pirotecnia porque essa gente construiu muitas mentiras e têm medo que a mentira venha à tona
O ex-presidente relacionou a invasão de sua cela ao julgamento no Supremo Tribunal Federal da prisão em segunda instância, que terá continuidade nesta quinta-feira e pode levar a sua soltura. “Toda vez que pode acontecer uma coisa favorável a mim eles fazem um show de pirotecnia. Eu vi na TV a Dilma ontem. Eles precisam fazer pirotecnia porque essa gente construiu muitas mentiras e têm medo que a mentira venha à tona”.
É importante lembrar que Sergio Moro e Deltan Dallagnol estiveram na Superintendência da PF cinco dias antes da invasão da cela de Lula, para a inauguração de uma “delegacia modelo”. A presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, chegou a se queixar à jornalista Monica Bergamo que a “visita” de Moro era “uma provocação ao STF” e “uma tentativa abjeta de desviar o foco dos casos Queiroz e Marielle”.
A invasão da cela de Lula por agentes da PF levou a tag #LulaCorrePerigo ao primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do twitter na manhã dessa quinta-feira. Deputados do PT denunciaram a ação da “polícia política” de Moro, que age como “jagunços”.
Primeiro pede a prisão de Dilma, num claro ato de provocação. Depois envia dois indivíduos as 6:00 para invadir a cela de Lula. A PF de Moro cada vez mais se comporta ao estilo de jagunços. Precisa ser recuperada para a legalidade e para as regras do Estado Democrático de Direito— Wadih Damous (@wadih_damous) November 7, 2019
🚨🚨⚠️[CHAMADA URGENTE] ⚠️🚨🚨— Erika Kokay (@erikakokay) November 7, 2019
A polícia política de @SF_Moro,invadiu cela de Lula às 6h,em ação de coerção e constrangimento. Lula é perseguido político, condenado s/provas.
Ou @STF_oficial barra desmandos da familícia ou será tarde demais#LulaCorrePerigo pic.twitter.com/Zb418KmEIh
A defesa de Lula soltou nota dizendo que a invasão “afronta o devido processo legal”.
“Afronta o devido processo legal, inclusive nas suas vertentes do contraditório e da ampla defesa, a intimação do ex-presidente Lula às 6 horas para prestar um depoimento às 10 horas, sem que sua Defesa tivesse conhecimento da investigação e do conteúdo dos autos do inquérito policial correspondente”, diz a nota.“A medida ganha ainda mais gravidade na medida em que Lula está preso injustamente e impossibilitado de fazer contato com os seus advogados a qualquer momento.”
Fonte: Socialista Morena
Nenhum comentário:
Postar um comentário