Siga a gente aqui!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

História - BARÃO DE ITAPERUNA: O POSSÍVEL FILHO DE DOM PEDRO I COM UMA ESCRAVA

Após a morte do monarca Anacleto Corrêa de Faria teria reivindicado seus direitos como herdeiro
De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, por professores e historiadores do Vale do Rio Doce, Anacleto Corrêa de Faria, mais conhecido como o Barão de Itaperuna, seria na verdade filho bastardo de Dom Pedro I com uma escrava.


Atualmente sabe-se que Dom Pedro I, diante de seus inúmeros casos, teve ao todo 19 filhos reconhecidos, sendo sete deles com a sua primeira esposa, a princesa Leopoldina. No entanto, estima-se que este número pode ultrapassar a faixa de 40 filhos, como apontam os estudos realizados pelos Vale do Rio Doce. 

Relação extraconjugal de Dom Pedro I

Nascido em 1819, Anacleto Corrêa de Faria seria fruto de um caso de Dom Pedro I com a escrava Faustina Jovita. Segundo o escritor Flávio Mateus dos Santos, autor da obra A República do silêncio, o imperador teria enviado Faustina para a Zona da Mata mineira, com o objetivo de amenizar o escândalo na corte. 

Sozinha e desamparada, a jovem conheceu Luciano Corrêa de Faria, com quem se casou mais tarde. O rapaz registrou, ainda, Anacleto como seu filho. Morador do povoado de Mercês do Pomba, atual Mercês, o barão teve uma infância humilde e simples.

Já na fase adulta, Anacleto descobriu por sua mãe que era filho bastardo de Dom Pedro I, o que o motivou a reivindicar pelos seus direitos. Após a morte do monarca, o barão vendeu todas suas propriedades e partiu em direção ao palácio onde a família imperial morava. 

De infância humilde a Barão de Itaperuna

Em 1889, conseguiu uma audiência com Dom Pedro II e lhe contou todo a sua história. Portanto, no dia 10 de agosto daquele mesmo ano, o filho do monarca com Leopoldina o nomeou Barão de Itaperuna, fato que mudou a sua vida por completo. 

De volta ao seu povoado, Anacleto se tornou um grande empresário, e investiu financeiramente no pequeno distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. No entanto, pouco tempo depois, houve o golpe responsável pela proclamação da república no Brasil. Preocupados com a representatividade de Anacleto na região, os republicanos traçaram uma guerra contra ele. 

O Barão de Itaperuna foi morto em 1903 e atualmente, seu corpo encontra-se sepultado em um cemitério simples, localizado em Caratinga, embora existam fortes evidências que Anacleto seria filho de Dom Pedro I.

Fonte: Aventuras Na Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário