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Enquanto o Japão continua a lidar com a crescente incerteza sobre o covid-19, uma criatura sobrenatural amigável, outrora popular no Japão feudal, voltou para combater o vírus, desta vez nas redes sociais.
Em meados de março de 2020, a hashtag #amabie (#アマビエ) se popularizou no Twitter a medida que pessoas de todo o Japão compartilhavam desenhos e outras criações de uma criatura sobrenatural, chamada de “yokai” (妖怪), criada durante o período Edo do Japão, há 200 anos.
疫病退散〜! #アマビエ pic.twitter.com/dyMIIdkgvP— サタケシュンスケ|イラストレーター (@satakeshunsuke) March 9, 2020
Nem todo mundo desenhou um “amabie”. Algumas pessoas criaram seus próprios amuletos na forma de “amabie”. Esta sequência de mensagens no Twitter da equipe de funcionários de uma publicação dedicada a artes e ofícios chamada “Tezukuri Town” (Cidade do Artesanato, em tradução livre) mostra como:私も神頼みしておきます。#アマビエ pic.twitter.com/3lIGKElf8h— 吉田戦車 (@yojizen) March 12, 2020
"Na esperança de um retorno rápido da paz e normalidade, o departamento editorial (da nossa revista) criou um mascote ‘amabie’.早く平和な世の中になればいいな…と、編集部でもアマビエのマスコットを作ってみました。— 手づくりタウン by 日本ヴォーグ社 (@tezukuritown) March 12, 2020
2枚目の画像に型紙&レシピをつけておりますので、よかったらチャレンジしてみてください。#アマビエ pic.twitter.com/LyOQWzA5Gh
O padrão e as instruções estão incluídas nesse tuíte, então tente fazer o seu. #amabie "
O ‘Amabie’ tricotado é também popular:
"Tricotei um ‘amabie’. Já existiu um monstro tão amado em tão pouco tempo? #amabie"アマビエ編めたよ。— ぽぽぽ本舗 (@popopohompo) March 10, 2020
かつてこんなに短期間で急激に愛された物の怪がいただろうか。#アマビエ #こんな時だしみんなでアマビエ編もうぜ #コロナ撲滅祈願 pic.twitter.com/5ihAt2qwK0
Nagano Eishu, pesquisador e folclorista, explica o apelo tradicional do “amabie” na FU, uma revista mensal publicada na província de Fukui:
"Uma razão é que existe a ideia (no folclore tradicional japonês) de que ao ‘ver’ a aparição de uma criatura rara ou fantástica, podemos capturar alguns de seus benefícios místicos e ajudar a erradicar o infortúnio. No passado (além do ‘amabie’), as pessoas também desenhavam representações de elefantes, camelos e até sereias, que funcionavam como amuletos. As pessoas pensavam que simplesmente olhar ou mostrar essas imagens prolongaria sua vida e ajudaria a afastar o mal."
Nagano continua explicando que durante uma epidemia de 1858 no Japão, ilustrações de “monstros de três pernas parecendo macacos” foram vendidas por toda a cidade de Edo (hoje conhecida como Tóquio) como um talismã para afastar a cólera.
As pessoas continuam compartilhando imagens do “amabie” no Twitter. Você pode ver mais criações na hashtag #アマビエ (“amabie”).
O “Amabie” aparece em uma variedade de meios de comunicação. Este vídeo mostra um artista esculpindo um selo tradicional japonês na forma de “yokai”:
Fonte: Globa Voices
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