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sexta-feira, 27 de março de 2020

‘Amabie’, uma antiga criatura sobrenatural, retorna para lutar contra o covid-19

Em meados de março de 2020, a hashtag #amabie (#アマビエ) se popularizou no Twitter a medida que pessoas de todo o Japão compartilhavam desenhos e outras criações de uma criatura sobrenatural, chamada de “yokai” (妖怪), criada durante o período Edo do Japão, há 200 anos.
Confira a cobertura especial da Global Voices sobre o impacto global do covid-19.
Enquanto o Japão continua a lidar com a crescente incerteza sobre o covid-19, uma criatura sobrenatural amigável, outrora popular no Japão feudal, voltou para combater o vírus, desta vez nas redes sociais.
Em meados de março de 2020, a hashtag #amabie (#アマビエ) se popularizou no Twitter a medida que pessoas de todo o Japão compartilhavam desenhos e outras criações de uma criatura sobrenatural, chamada de “yokai” (妖怪), criada durante o período Edo do Japão, há 200 anos.


Nem todo mundo desenhou um “amabie”. Algumas pessoas criaram seus próprios amuletos na forma de “amabie”. Esta sequência de mensagens no Twitter da equipe de funcionários de uma publicação dedicada a artes e ofícios chamada “Tezukuri Town” (Cidade do Artesanato, em tradução livre) mostra como:



"Na esperança de um retorno rápido da paz e normalidade, o departamento editorial (da nossa revista) criou um mascote ‘amabie’.
O padrão e as instruções estão incluídas nesse tuíte, então tente fazer o seu. #amabie "

O ‘Amabie’ tricotado é também popular:


"Tricotei um ‘amabie’. Já existiu um monstro tão amado em tão pouco tempo? #amabie"

Nagano Eishu, pesquisador e folclorista, explica o apelo tradicional do “amabie” na FU, uma revista mensal publicada na província de Fukui:


"Uma razão é que existe a ideia (no folclore tradicional japonês) de que ao ‘ver’ a aparição de uma criatura rara ou fantástica, podemos capturar alguns de seus benefícios místicos e ajudar a erradicar o infortúnio. No passado (além do ‘amabie’), as pessoas também desenhavam representações de elefantes, camelos e até sereias, que funcionavam como amuletos. As pessoas pensavam que simplesmente olhar ou mostrar essas imagens prolongaria sua vida e ajudaria a afastar o mal."


Nagano continua explicando que durante uma epidemia de 1858 no Japão, ilustrações de “monstros de três pernas parecendo macacos” foram vendidas por toda a cidade de Edo (hoje conhecida como Tóquio) como um talismã para afastar a cólera.
As pessoas continuam compartilhando imagens do “amabie” no Twitter. Você pode ver mais criações na hashtag #アマビエ (“amabie”).
O “Amabie” aparece em uma variedade de meios de comunicação. Este vídeo mostra um artista esculpindo um selo tradicional japonês na forma de “yokai”:


Fonte: Globa Voices

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