Com início na terça-feira, 6 de agosto, uma lista rotativa de ativistas de línguas de toda a Ásia se tornarão administradores convidados da conta do Twitter @AsiaLangsOnline. Coordenado por Rising Voices, Digital Empowerment Foundation e O Foundation, esta companha em rede social é realizada no contexto do Ano Internacional das Línguas Indígenas de 2019 e fornecerá um espaço para que diversas vozes, por toda a região, contem histórias sobre as suas experiências com a revitalização linguística e qual é o papel da internet.
Ao longo do ano de 2019, diferentes ativistas administrarão semanalmente a conta @AsiaLangsOnline, compartilhando suas perspectivas sobre o que suas línguas significam para eles e para suas comunidades. Todos esses ativistas trabalham para promover o uso de suas línguas em novos domínios como a internet, que apresenta muitas oportunidades e desafios. Mas também existe um importante componente offline no ativismo deles, relacionado a histórias antigas e contextos contemporâneos que afetam a vitalidade das línguas asiáticas.
Iniciativas similares com o uso do Twitter como uma mídia colaborativa estão acontecendo na América Latina (@ActLenguas) e na África (@DigiAfricanLang), no Canadá e nos Estados Unidos (@NativeLangsTech), mas este projeto vai focar nas línguas da Ásia.
A resposta ao chamado para participação foi muito positiva, com as listas para as primeiras semanas já preenchidas. Também estamos fazendo divulgação para convidar outros para participar. Se você tem alguma sugestão de alguém que seria um bom anfitrião convidado, entre em contato conosco.
Os participantes
Alguns participantes compartilharão suas histórias pessoais relacionadas ao trabalho com a revitalização da língua, com foco especial no papel que a internet e a tecnologia têm nessa importante missão. Outros representarão suas organizações, coletivos ou esforços individuais que ajudam a garantir e as suas línguas continuem existindo para futuras gerações. Algumas das estratégias de revitalização incluem a adoção e adaptação de tecnologias digitais para atender suas necessidades.
Todos estão ansiosos para compartilhar essas histórias com uma audiência maior de pessoas que talvez conheçam pouco sobre o grau de diversidade linguística na Ásia, e também com outras comunidades e ativistas que verão como essas histórias refletem suas próprias experiências.
Entre os participantes que se inscreveram para administrar a conta estão:
- Subhashish Panigrahi (oriá)
- Sanjib Chaudhary (tharu do leste)
- Pasang Yangjee Sherpa (sherpa)
- Janak Raj Bhatta (doteli)
- Ramjit Tudu (santali)
- Mangu Purty (ho)
- Benson KC Fang (taiwanês)
- Mulihay Talus (sakizaya)
- Luh Ayu Manik Mas (balinês)
- Abhinash Das (assamês)
Isto é apenas uma amostra de alguns participantes desta campanha que irão compartilhar histórias de trabalhos sérios sobre línguas acontecendo na Ásia. Visite a página da campanha para ver a agenda atualizada e fique sintonizado nas postagens com entrevistas e perfis de cada participante.
Esse projeto de rede social foi inspirado em iniciativas como @IndigenousX na Austrália, cujo fundador, Luke Pearson, forneceu importante orientação nos estágios de planejamento. A conta no Instagram da Global Voices também é administrada por uma lista rotativa de membros da comunidade e tem sido uma ótima forma de saber mais sobre nossos diversos membros e os lugares onde vivem.
Você pode apoiar esta campanha seguindo a conta @AsiaLangsOnline em 2019 e retuitando as mensagens que você achar inspiradoras ou interessantes. Os participantes também gostariam de receber comentários e opiniões e farão o possível para responder.
Fonte: Global Voices
Nenhum comentário:
Postar um comentário