Se você deseja conhecer mais sobre a Ásia, a Mongólia é, sem dúvidas, um dos destinos que precisam estar na sua lista de locais para visitar. Pensando nisso, quero ajudar você a conhecer mais sobre este local e, principalmente, sobre as curiosidades da Mongólia.
História e curiosidades da Mongólia
Localizada na Ásia Oriental e Central, a Mongólia é o segundo maior país do mundo sem costa marítima. Com cerca de 2,9 milhões de habitantes, faz fronteira com a Rússia ao norte e com a China ao sul, leste e oeste.
Até hoje, aproximadamente 30% da população é formada por nômades ou seminômades. Estas pessoas, ao contrário do que muitas vezes imaginamos, não são pobres.
Famílias nômades sustentam-se de cabeças de gado, camelos, cavalos, cabras e ovelhas. Suas casas são as chamadas “ger”, habitações circulares com quarto e sala, rodeadas por grossas camadas de feltro.
Muitos turistas que visitam a Mongólia trocam o conforto de hotéis por experiências de hospedagem em acampamentos gers. Inesquecível, não?
Cultura
A cultura da Mongólia é bastante homogênea. Isso porque 96% da população é budista e a língua oficial — o calca-mongol — é falada por 90% das pessoas.
A figura mais venerada e lembrada é Genghis Khan. Ele foi o responsável pela fundação do Império Mongol, no século XIII. O império chegou a dominar um terço da população mundial da época, indo da fronteira oeste da Alemanha até a Península Coreana.
Visual
O país é coberto por estepes e possui pouca terra arável. É repleto de montanhas ao norte e ao oeste. Ao sul, encontra-se o deserto de Gobi. As areias deste local foram descritas por um ocidental pela primeira vez em 1275, na famosa viagem de Marco Polo a Pequim.
Por lá, você poderá fazer trekkings e se surpreender a cada nova caminhada!
Clima
Uma das curiosidades da Mongólia é que este é um dos países mais altos do mundo, com uma altitude média de 1580 metros acima do nível do mar. Ou seja, as temperaturas são mais baixas por lá. Com média de -1,3 °C, a capital, Ulaanbaatar, é considerada a mais fria do mundo. Proteja-se bem antes de ir visitá-la!
Gastronomia
A dieta da população varia conforme a região do país, mas é baseada em carne bovina, de iaque, de cordeiro e de camelo. Na capital, Ulaanbaatar, a variedade de comida é maior, pois boa parte dos alimentos vem de importações.
A carne seca, chamada “borts”, é utilizada em diversas receitas. Uma das especialidades são os khuushuur — pasteis de massa de farinha de trigo recheados com carne.
A manteiga de leite de Iaque também é bastante importante para os mongóis, e serve como combustível para as lâmpadas e como alimento. No passado, como era uma das únicas fontes de combustível, as escolas muitas vezes eram obrigadas a optar entre ter comida ou iluminação.
Fonte: Adventure Club
Nenhum comentário:
Postar um comentário