Siga a gente aqui!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O dramalhão mexicano com o sorridente Aécio Neves

O mau perdedor. Este parece ser o personagem assumido por Aécio Neves após o resultado das eleições em outubro. Criando um enredo recheado de desespero, tendências fascistas e tentativas de golpe, os tucanos encenam nestes últimos tempos aquela que talvez seja uma das mais escabrosas de suas novelas. A cada episódio, um novo susto para defensores da liberdade e da democracia, que assistem atônitos e aguardam incredulamente as cenas dos próximos capítulos. Esta semana, nada parece ter causado mais horror à audiência do que o show de horrores protagonizado por funcionários e simpatizantes demotucanos no Congresso Nacional. Em protesto contra a aprovação do projeto que flexibiliza a meta do superávit e sob o comando de Jair Bolsonaro (PP-RJ), aecistas dispararam sua metralhadora de gritos, baixarias e palavrões. O roteiro deste episódio, impróprio para menores, incluiu até chamar a senadora Vanessa Graziotin (PcdoB – AM) de “vagabunda” em plena sessão parlamentar. O enredo tucano ganha ainda contornos de fantasia. Sem qualquer argumento legal ou político, a não ser o vexame da derrota, o eterno candidato Aécio Neves flerta com o golpismo e ventila a possibilidade de um impeachment na marra. Chama o Partido dos Trabalhadores de “organização criminosa”, quando os verdadeiros vilões dessa história são o chamado projeto neoliberal e a impunidade característica de governos tucanos.
O mau perdedor. Este parece ser o personagem assumido por Aécio Neves após o resultado das eleições em outubro. Criando um enredo recheado de desespero, tendências fascistas e tentativas de golpe, os tucanos encenam nestes últimos tempos aquela que talvez seja uma das mais escabrosas de suas novelas. A cada episódio, um novo susto para defensores da liberdade e da democracia, que assistem atônitos e aguardam incredulamente as cenas dos próximos capítulos.
Esta semana, nada parece ter causado mais horror à audiência do que o show de horrores protagonizado por funcionários e simpatizantes demotucanos no Congresso Nacional. Em protesto contra a aprovação do projeto que flexibiliza a meta do superávit e sob o comando de Jair Bolsonaro (PP-RJ), aecistas dispararam sua metralhadora de gritos, baixarias e palavrões. O roteiro deste episódio, impróprio para menores, incluiu até chamar a senadora Vanessa Graziotin (PcdoB – AM) de “vagabunda” em plena sessão parlamentar.
O enredo tucano ganha ainda contornos de fantasia. Sem qualquer argumento legal ou político, a não ser o vexame da derrota, o eterno candidato Aécio Neves flerta com o golpismo e ventila a possibilidade de um impeachment na marra. Chama o Partido dos Trabalhadores de “organização criminosa”, quando os verdadeiros vilões dessa história são o chamado projeto neoliberal e a impunidade característica de governos tucanos.
A trama empreendida por Aécio e pelo PSDB possui o mesmo grau de irrealidade que uma ficção científica de baixo orçamento. Não tendo conseguido convencer o povo brasileiro de suas ideias reacionárias durante a campanha presidencial, agora o menino do Rio roteiriza um enredo alienante e tenta se colocar no papel de mocinho. Mas a plateia não é burra. O dramalhão mexicano dos tucanos pode até possuir audiência, mas não consegue cativar a ninguém.
*É deputado estadual (PT-MG)
*****
O sorrisinho do Aécio
por Wanderson Mansur*, via e-mail
Um dos traços marcantes de Aécio nas eleições de 2014, muito evidenciado nos debates, foi a sua risadinha irônica. Não faltaram analistas para tentar decifrar o significado da famosa risada de Aécio – quase um enigma, como o misterioso sorriso de Mona Lisa, imortalizado por da Vinci.
Alguns até tentaram ensaiar palpites, a exemplo, de que a tal expressão nada mais era do que um símbolo da prepotência do tucano em relação à sua adversária. Mas Dilma não se intimidou e como boa lutadora que é, terminou por nocauteá-lo na grande maioria das vezes.
Terminadas as eleições, o sorriso de Mona Lisa abandonou a feição do tucano e deu lugar ao Grito de Munch. Durante seguidas semanas o tucano sumiu do Congresso, e com ele seu sorrisinho, que já estava deixando saudades. Reapareceu somente agora para surfar, não no Rio como era de costume, mas na votação que definiria a mudança da meta do superávit primário de 2014.
Nos pronunciamentos inflamados proferidos contra a presidenta Dilma, Aécio fez um verdadeiro contorcionismo discursivo para tentar convencer o plenário de que a presidenta, ao alterar a meta de superávit, estaria incorrendo em “crime de responsabilidade”. Tudo em vão.
Ao final de sua aparição grandiloquente, depois de vociferar uma série de ataques à presidenta, em meio a uma ovação histérica da oposição, Aécio encerra sua fala épica abrindo aquele bom e velho, já conhecido de todos, sorrisinho irônico.
Só se pode deduzir que o riso é fruto de sua dissimulação, de seu cinismo, parte de seu grande show, de um teatro montado para externar críticas e opiniões, as quais nem mesmo ele tem convicção.
Desce da tribuna, cheio de si, cumprimenta correligionários, fãs e súditos, sempre com o sorrisinho estampado na cara, sua verdadeira marca registrada.
O grande cínico foi alçado a líder de uma trupe que insiste em não assimilar a derrota de outubro. E assim segue a oposição na estratégia de sair vitoriosa de um terceiro turno, que envolve, entre outras tentativas de golpe, delações premiadas, vazamentos seletivos, radicalização fascista, ânimos inflamados e diversos outros ingredientes que prometem continuar apimentando esse grande caldeirão da política nacional.
O cenário está tão nebuloso e incerto, que ninguém se arrisca a soltar a velha máxima do “quem ri por ultimo ri melhor”.
Fonte:  Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário