Siga a gente aqui!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Politizar é Preciso...

Domingo(12/10/2014),fui fazer um concurso. Conversando com meus companheiros de prova antes de entrar no local, um cidadão exaltado, após eu falar um monte de programas sociais dos últimos 12 anos,  me disse que tem o Prouni mas não vota na Dilma. Eu disse que ele poderia estar certo mas se toda vez que alguém o ajudar ele der as costas, não poderá reclamar da má sorte. Nunca conseguiremos construir uma sociedade melhor. Todos riram dele, ele se calou e todos saíram...
"Politizar é preciso..."



Domingo,fui fazer um concurso. Conversando com meus companheiros de prova antes de entrar no local, um cidadão exaltado me disse que após eu falar um monte de programas sociais dos últimos 12 anos, que tem o Prouni mas não vota na Dilma. Eu disse que ele poderia estar certo mas se toda vez que alguém o ajudar ele dar as costas, não poderá reclamar da má sorte. Nunca conseguiremos construir uma sociedade melhor. Todos riram dele, ele se calou e todos saíram...
As vezes, gostaria que os dias fossem mais lentos e densos.
Fico imaginando como seria o futuro em um governo PSDBista. Isso por que vejo tanta coisa sem noção que me deixa de boca aberta.Tenho paciência.
Muita paciência. A paciência típica de sindicalista, que tem como fundamento principal, politizar a categoria e não só ficar na velha luta do sindicalismo de resultado, por salário e PLR e sim transformar a classe em um grupo de trabalhadores que repensam a sociedade e o mundo do trabalho como um todo. Mas fico perplexo com o que vejo. Sou um cidadão que, não mais esclarecido que muitos, procuro sempre estudar as situações. Consegui a duras penas, financiar meu imóvel no programa Minha Casa Minha Vida criado pelo presidente Lula. Foi muito difícil, pois minha renda era baixa então tive que procurar um imóvel que coubesse na minha realidade. Mas enfim, consegui. Sei que esse programa tem falhas, como por exemplo, as faixas de financiamento. É necessário que reveja a renda que está entre a faixa 1 e a 2 por que tem trabalhadores, como eu, que não se encaixam na faixa 1 e não se encaixam facilmente na faixa 2. Eu brincava que eu era rico de mais para o faixa 1 e pobre de mais para o faixa 2. Ficou um vácuo que dificulta muito que os trabalhadores conquistem sua casa própria. Mas a grande verdade é que o programa existe e com algumas restrições, ele funciona sim. Sou prova viva disso. Esse é um exemplo de que programas foram criados e muito foi conquistado. Vi muitas pessoas felizes com o Prouni, e até reclamando que agora as noites tranquilas serão trocadas pela sala de aula. Vi pessoas no Pronatec e montando sua oficina próximo de casa. Vi pessoas que mesmo com suas dificuldades, enxergaram uma nova possibilidade. Infelizmente, tem  pessoas que conseguiram melhorar, mas são incapazes de entender como essa melhora se deu. Batem no peito com uma ignorância homérica, para dizer que conseguiu o pouco que tem, com seu próprio suor e não teve nada a ver com o governo. Que o governo rouba e que os outros são bons. É realmente difícil. Uma mistura do ódio com o complexo de vira lata. Assisto a esse show de ignorância muitas vezes ao dia. O bom é que tenho me relacionado com muito mais pessoas sensatas que as atrasadas.Mas a culpa na verdade, não acho que seja do povo atrasado mas sim daquele que ajudou a crescer mas não os ensinou a entender esse crescimento. É preciso politizar o povo. Não podemos deixar nosso povo que vive numa sociedade predatória, viver alimentando cada vez mais o individualismo, o complexo de vira-lata e renegar suas origens. Muitos brasileiros querem ser burgueses e não entendem o processo que leva a acessão de uma classe. Não entender esse principio é o primeiro passo para que, ao invés de crescer, ela retroceda. O principio da politização é sem dúvida a democratização da mídia. Hoje, quem mais educa ou deseduca é a grande mídia. Um cidadão abre a Veja e acha que é o mais entendido de política do mundo e o mundo que lhe é mostrado é um mundo de conveniência para poucos.  Essa ignorância de uma parte da população vem de uma mídia que se assume "imparcial". Além daqueles que tem o gosto de dizer que viram o roubou do PT no Jornal Nacional, que os sindicatos estão "atrapalhando a sociedade" e que os outros movimentos sociais são baderneiros e tem que extintos como na ditadura militar.Tem aquele que mora em uma área que só tem a Globo para lhe(des) informar, sem acesso a jornal impresso ou internet. Polítizar acima de tudo é termos direito a informação - mídia verdadeiramente imparcial -  e ver todos os lados de um questão.  Polítizar é educar o povo para que não seja inundado pelo ódio de classes. Que não se discuta anti-petismo mas sim os projetos políticos postos. Então eu peço não só ao PT , Dilma e Lula, mas a todas as forças progressistas do Brasil. 
Não vamos só crescer socialmente mas principalmente politicamente democratizando a mídia no país.

Romney Mesquita
Comunista, sindicalista, blogueiro e muito brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário