Siga a gente aqui!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Blogueiros progressistas se reúnem em encontro nacional em SP

O 4º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e Ativistas Digitais acontece entre os dias 16 e 18 de maio na capital paulista. O ex-presidente Lula confirmou presença para a mesa de abertura do evento na sexta-feira (16) às 11h. A expectativa é que o encontro reúna mais de 500 ativistas de todos os estados brasileiros.Blogueiros progressistas se reúnem em encontro nacional em SP

A ideia do primeiro dia de evento é recuperar os debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas, realizado em 2011 em Foz do Iguaçu, Paraná. As mesas tratam de mídia e poder, América Latina e democratização dos meios. 

A mesa de abertura, cujo tema é “Mídia, poder e contrapoder”, conta com a participação de Ignácio Ramonet, fundador do jornal Le Monde Diplomatique na França; Pascual Serrano, criador do site Rebelión na Espanha; Andrés Conteris, integrante do Democracy Now nos Estados Unidos; Dênis de Moraes, professor da Universidade Fluminense; Venício de Lima, sociólogo brasileiro que na ocasião vai lançar seu último livro: Para garantir o direito à comunicação e do ex-presidente Lula.
Lula vai tratar de temas diversos, entre eles, o papel da mídia tradicional no Brasil, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital para combater à imprensa hegemônica.
A mesa da tarde, que deve iniciar às 14h, trata da “Mídia na América Latina” e tem a participação do blogueiro cubano, editor do La Pupila Insomne, Iroel Sánchez; do integrante da Agência Latino Americana de Informação (Alai – Equador), Osvaldo Leon e do sociólogo e cientista político brasileiro Emir Sader.
Para encerrar o primeiro dia, o debate gira em torno da “Luta pela Democratização da Mídia no Brasil”. Participam desta atividade a coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (Frentecom), Luiza Erundina; a secretária geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli; o professor da USP e ex-ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Laurindo Lalo Leal Filho e a vice-presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.
Já no sábado (17) a mesa da manhã é sobre a “Juventude e a Força das Novas Mídias”. O debate fica por conta do representante do coletivo Fora do Eixo, Pablo Capilé; do editor da Revista Fórum, Renato Rovai e do integrante do Coletivo Digital, Beá Tibiriçá. Durante a tarde os blogueiros e ativistas trocam experiências sobre a blogosfera e o ciberativismo.
O resultado do encontro será apresentado no domingo (18) pela manhã, com o Plano de ação do Movimento Nacional de Blogueiros. Na ocasião também será definida a próxima edição do encontro, prevista para 2016.
Serviço:
Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
Onde: Hotel Braston, Rua Martins Fontes, 330, São Paulo – SP
Quando: 16, 17 e 18 de maio
Hora: sempre a partir das 9h

Fonte: Portal do FNDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário