Os bombeiros de Paris foram às ruas esta semana para apoiar os manifestantes que protestam contra o projeto de reforma da previdência apresentado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Mas se engana quem pensa que foram só para ficar nos gritos e aplausos. Eles foram, como se diz na gíria popular, “pro arrebento”.
I would hope that if our firemen felt this passionately in england, the UK police would not be reacting like this— Paul Miller (@xJUSTBELIEVE) January 29, 2020
Maybe I am just being naive
pic.twitter.com/Wni14FuaNJ
Diferentes vídeos das jornadas de manifestações desta terça (28) e desta quarta-feira (29) mostram como a polícia é impedida de investir contra os manifestantes antirreforma por se topar com bem organizadas contra-ofensivas dos bombeiros, que impediam os ataques policiais, ou às vezes até avançavam contra eles.
Tensions en cours. Les #pompiers matraqués par la police #greve28janvier pic.twitter.com/iYozZXH0J4— Jonathan Moadab (@MoadabJ) January 28, 2020
Também chamou a atenção o fato de que muitos bombeiros que participaram desses confrontos diretos estavam com o rosto maquiado como o Coringa do recente filme estrelado por Joaquin Phoenix – e que, na película, é retratado numa versão anti-herói do clássico vilão do Batman, e termina incentivando uma revolta popular contra o sistema.
Os bombeiros, como grande parte dos trabalhadores franceses, são contra a reforma de Macron, que pretende substituir os mais de 40 diferentes regimes previdenciários existentes no país por um unitário.
No caso dos bombeiros, isso significaria que eles passariam a se aposentar aos 65 anos, e não mais aos 57, como hoje, além de perder um benefício adicional de periculosidade, conhecido no país como “bônus do fogo”, que representa 19% do salário e está congelado desde 1990 – a categoria reivindica um aumento para 28% agora.
Fonte: Revista ForumIf these protests were happening in Russia, Venezuela or Iran, rather than #Paris, #France today, they’d be the top story in corporate media worldwide, and front page news in every Western paper. #pompiers #PompiersEnColère #greve28janvier pic.twitter.com/uqoslKzBkI— Sarah Abdallah (@sahouraxo) January 28, 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário