Siga a gente aqui!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

França: Bombeiros defendem manifestantes e enfrentam a polícia nos protestos

Diferentes vídeos das jornadas de manifestações contra a reforma da Previdência de Macron mostram as bem organizadas contra-ofensivas dos bombeiros, que impediam os ataques policiais, ou às vezes até avançavam contra eles
Os bombeiros de Paris foram às ruas esta semana para apoiar os manifestantes que protestam contra o projeto de reforma da previdência apresentado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Mas se engana quem pensa que foram só para ficar nos gritos e aplausos. Eles foram, como se diz na gíria popular, “pro arrebento”.

Diferentes vídeos das jornadas de manifestações desta terça (28) e desta quarta-feira (29) mostram como a polícia é impedida de investir contra os manifestantes antirreforma por se topar com bem organizadas contra-ofensivas dos bombeiros, que impediam os ataques policiais, ou às vezes até avançavam contra eles.

Também chamou a atenção o fato de que muitos bombeiros que participaram desses confrontos diretos estavam com o rosto maquiado como o Coringa do recente filme estrelado por Joaquin Phoenix – e que, na película, é retratado numa versão anti-herói do clássico vilão do Batman, e termina incentivando uma revolta popular contra o sistema.

Os bombeiros, como grande parte dos trabalhadores franceses, são contra a reforma de Macron, que pretende substituir os mais de 40 diferentes regimes previdenciários existentes no país por um unitário.
No caso dos bombeiros, isso significaria que eles passariam a se aposentar aos 65 anos, e não mais aos 57, como hoje, além de perder um benefício adicional de periculosidade, conhecido no país como “bônus do fogo”, que representa 19% do salário e está congelado desde 1990 – a categoria reivindica um aumento para 28% agora.
Fonte: Revista Forum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário