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terça-feira, 17 de setembro de 2019

Embarcação movida à hidrogênio será lançada na Europa em 2021

A ideia da empresa ABB, responsável pela modificação das embarcações, é resolver as questões de emissão de CO2 amplamente debatidas na Europa
Uma iniciativa financiada pela União Europeia, chamada FLAGSHIPS, planeja implantar embarcações com emissão zero para realizar operações marítimas e navegação comercial. Isso será possível por meio de uma tecnologia de células de combustível a hidrogênio criada pela ABB, empresa especializada em tecnologias que envolvem energia e automação
Uma iniciativa financiada pela União Europeia, chamada FLAGSHIPS, planeja implantar embarcações com emissão zero para realizar operações marítimas e navegação comercial. Isso será possível por meio de uma tecnologia de células de combustível a hidrogênio criada pela ABB, empresa especializada em tecnologias que envolvem energia e automação.
A solução será implementada em um novo rebocador da empresa francesa Compagnie Fluviale de Transport (CFT), com entrega prevista para 2021. Como o hidrogênio para as células de combustível será proveniente de energia renovável produzida em terra, toda a cadeia de energia da embarcação será livre de emissões.
O objetivo do projeto é demonstrar que as células de combustível são uma solução de propulsão prática e viável para os proprietários e construtores de embarcações de porte médio, que transportam mais de 100 passageiros ou volume de carga equivalentes.
Como membro do FLAGSHIPS, a ABB trabalha para desenvolver uma instalação que permita a uma célula de combustível de 400kW alimentar as operações de navios e, com isso, torne a embarcação "emissão zero". Por esta razão, além da implantação da nova tecnologia, a empresa vai monitorar o impacto operacional da mudança do combustível para hidrogênio.
Uma vez que o novo sistema tenha sido instalado, o plano é operar a embarcação diariamente, com especial atenção aos procedimentos de reabastecimento necessários para cumprir o cronograma de operação. Os testes vão fornecer dados suficientes para o desenvolvimento e otimização da infraestrutura necessária para que as células de combustível de hidrogênio possam se tornar uma opção viável.
Com o transporte marítimo emitindo cerca de 940 milhões de toneladas de CO2 por ano, há uma pressão crescente para que a indústria naval encontre maneiras de reduzir a emissão de poluentes.
A tecnologia de células de combustível é amplamente considerada uma das soluções de energia sustentável mais promissoras para reduzir as emissões de poluentes marítimos em todo o mundo. As células de combustível transformam a energia química do hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica. Os resultados dessa reação são eletricidade, calor e água limpa.

Fonte: Olhar Digital

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