quinta-feira, 6 de julho de 2017

O ranking das melhores operadoras do Brasil em velocidade e cobertura

Um relatório sobre o 4G LTE no mundo feito pela OpenSignal mostra que o Brasil vem melhorando na cobertura e velocidade da internet móvel, mas que ainda estamos muito longe de outros países. A boa notícia é que estamos ficando mais tempo conectados no 4G – pelo menos em algumas operadoras –, já que no último relatório nenhuma telecom conseguia entregar a conexão em mais de 60% do tempo, e hoje TIM e Vivo chegam a 62% de disponibilidade no LTE.
Um relatório sobre o 4G LTE no mundo feito pela OpenSignal mostra que o Brasil vem melhorando na cobertura e velocidade da internet móvel, mas que ainda estamos muito longe de outros países.
A boa notícia é que estamos ficando mais tempo conectados no 4G – pelo menos em algumas operadoras –, já que no último relatório nenhuma telecom conseguia entregar a conexão em mais de 60% do tempo, e hoje TIM e Vivo chegam a 62% de disponibilidade no LTE.
De acordo com o levantamento State of LTE de junho deste ano, o Brasil ficou em 47º lugar no ranking da velocidade, com média de 19,32 Mbps. Estamos atrás de países como Singapura, que lidera com 45,62 Mbps, e vizinhos como o Equador, que tem velocidade média de 24,32 Mbps. No entanto, estamos melhor posicionados do que os Estados Unidos, com 14,99 Mbps, e bem melhor que a lanterninha Costa Rica, com a média de 5,14 Mbps.
Em compensação, somos o 6º pior país no ranking da cobertura, com média de 55,29% de disponibilidade. Para efeito de comparação, a Coreia do Sul – líder nesse quesito – oferece 4G em 96,38% do tempo, seguido por Japão (93,48%), Noruega (86,96%) e Estados Unidos (86,50%). Os países latino-americanos melhor posicionados nesse ranking são México (69,04%) e Peru (67,35%).

As operadoras brasileiras

A Claro continua como a operadora mais rápida do país quando se trata de 4G, com velocidade média de 29,2 Mbps, um aumento de quase 2 Mpbs em relação ao relatório do início do ano. A diferença para a segunda colocada é bem significativa: a Vivo tem média de 20,59 Mpbs. Já a Oi e a TIM ficaram abaixo da média global de 16,2 Mbps e atingiram médias de 15,27 Mbps e 13,47 Mbps, respectivamente.
velocidade-download-operadoras
Se a velocidade da TIM é a menor, ela é a operadora que oferece 4G por mais tempo entre todas. A operadora tem 65,1% de cobertura, seguida da Vivo (62,28%), Claro (49,44%) e Oi (48,61%).
disponibilidade-operadoras
A OpenSignal não mede quantas cidades têm LTE, mas, sim, quanto tempo os usuários ficam nessa rede. Isso dá uma ideia melhor de como o 4G está sendo oferecido aos clientes. Os dados de velocidade e cobertura são coletados a partir do app da OpenSignal para Android e iOS. Para esse relatório, foram analisados mais de 40 mil dispositivos em 939 milhões de ocasiões, entre os dias 1º de março e 31 de maio.
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário