Siga a gente aqui!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Stonehenge | Arqueólogos revelam estrutura escondidas de 1,5 km de circunferência

O mapa digital foi criado a partir de técnicas de sensoriamento remoto e levantamentos geofísicos na área em que se localiza uma das mais famosas estruturas arqueológicas do mundo. Essas tecnologias foram combinadas para criar um mapa digital arqueológico detalhado da paisagem Stonehenge. Este é o mais perfeito mapeamento já produzido sobre a área. Nesse mapeamento descobriu-se novos 17 monumentos anteriormente desconhecidos que possuem a mesma data de construção do que a famosa estrutura circular feita em pedras gigantes que compõem a parte mais visível de Stonehenge. Este monumentos são túmulos, incluindo um particularmente interessante chamado Barrow, cuja data de construção é ainda anterior a datação de Stonehenge. Além dos túmulos encontrados perto da estrutura principal revelou-se também a existência no passado de uma grande construção em madeira. Nesse edifício, os pesquisadores acreditam, eram realizados processos rituais de mumificação dos corpos bem como um processo de “descarnamento”. Esse edifício esta atualmente coberto por um monte de terra, porém as técnicas de sondagem do terreno feitas pelo mapa digital revelou sua existência. Outra estrutura revelada por essas novas pesquisas é a Durrington Walls, um enorme circulo feitos em pedras atualmente soterradas que contorno toda a Stonehenge. Este imenso monumento, provavelmente o maior de seu tipo no mundo, tem uma circunferência de mais de 1,5 km. Leia mais em: http://ciencia.me/qJr
Pesquisadores que fazem parte do projeto  Stonehenge Oculto, da Universidade de Birmingham, criaram um mapa digital detalhado da topografia de Stonehenge.
Ao terminar seu trabalhos eles se deram conta de que uma série de monumentos arqueológicos previamente desconhecidos existem soterrados em torno de Stonehenge. O mapa digital foi criado a partir de técnicas de sensoriamento remoto e levantamentos geofísicos na área em que se localiza uma das mais famosas estruturas arqueológicas do mundo. Essas tecnologias foram combinadas para criar um mapa digital arqueológico detalhado da paisagem Stonehenge. Este é o mais perfeito mapeamento já produzido sobre a área. Nesse mapeamento descobriu-se novos 17 monumentos anteriormente desconhecidos que possuem a mesma data de construção do que a famosa estrutura circular feita em pedras gigantes que compõem a parte mais visível de Stonehenge. Este monumentos são túmulos, incluindo um particularmente interessante chamado Barrow, cuja data de construção é ainda anterior a datação de Stonehenge. Além dos túmulos encontrados perto da estrutura principal revelou-se também a existência no passado de uma grande construção em madeira. Nesse edifício, os pesquisadores acreditam, eram realizados processos rituais de mumificação dos corpos bem como um processo de “descarnamento”. Esse edifício esta atualmente coberto por um monte de terra, porém as técnicas de sondagem do terreno feitas pelo mapa digital revelou sua existência. Outra estrutura revelada por essas novas pesquisas é a Durrington Walls, um enorme circulo feitos em pedras atualmente soterradas que contorno toda a Stonehenge. Este imenso monumento, provavelmente o maior de seu tipo no mundo, tem uma circunferência de mais de 1,5 km. Essa enorme “parede” foi construída na mesma época que a estrutura principal e consiste de blocos maciços de rocha de até três metros de altura. Algumas partes dessas grandes estruturas ainda podem ser vistas acima do solo, mas os cientistas jamais tinha conseguido notar que elas eram parte de uma mais complexa arquitetura, o que acrescenta mais uma dimensão a esta estrutura imensa e enigmática que compõem Stonehenge. 

As descobertas em Stonehenge 

O trabalho dos cientistas revelou novos tipos de monumento que também estão próximo a Stonehenge. Entre eles estão fossos pré-históricos, que parecem se alinhar entre si dentro da estrutura. Os cientistas cogitam que eles possa ter tido funções astronômicas. Revelou-se também centenas de túmulos de diversas eras diferentes da ocupação humana de Stonehenge, desde estruturas fúnebre da Idade do Bronze até assentamentos romanos da antiguidade. Stonehenge é uma das estruturas pré-históricas mais importantes da Europa, ai se registra construções humanas que datam de um período de mais de 11.000 anos atrás. Todas essas descobertas serão tema de duas séries produzidas pela BBC intitulada “Operation Stonehenge: What Lies Beneath”. Líder do projeto, o professor Vincent Gaffney da Universidade de Birmingham, afirma sobre as descobertas que “o projeto paisagens escondidas de Stonehenge é único a nível mundial. Não só ele revolucionou a forma como os arqueólogos usam novas tecnologias para interpretar o passado, mas também transformou o modo como entendemos Stonehenge e a sua paisagem.” Ainda segundo Gaffney “Este projeto revelou que a área em torno de Stonehenge está repleta de arqueologia inédita e que a aplicação de novas tecnologias pode transformar a maneira como os arqueólogos e o público em geral entendem uma das mais bem estudadas paisagens da Terra.” Para o professor Wolfgang Neubauer, diretor do Instituto Ludwig Boltzmann, o maior feito do projeto esta na sua aplicação de “métodos não-invasivos para documentar nossa herança cultural”. O Instituto Ludwig Boltzmann é especializado em Arqueologia Virtual e forneceu tanto o equipamento como o pessoal para a realização da pesquisa. O projeto foi financiado pela National Trust e o English Heritage e contou ainda com a colaboração de pesquisadores das Universidades de Bradford, St. Andrews, Nottingham e Ghent.
Fonte: Site Ciência e Tecnoogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário