Siga a gente aqui!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Robô curitibano que faz testes rápidos de visão vai representar o Brasil em competição da Microsoft

O Brasil já conhece o seu representante na Imagine Cup 2018, competição organizada pela Microsoft anualmente para transformar projetos acadêmicos em startups. O robô curitibano Adam Robo foi um dos vencedores da etapa latino-americana da disputa, realizada nesta quinta-feira (24), em São Paulo, com mais de 180 competidores.
O Brasil já conhece o seu representante na Imagine Cup 2018, competição organizada pela Microsoft anualmente para transformar projetos acadêmicos em startups.
O robô curitibano Adam Robo foi um dos vencedores da etapa latino-americana da disputa, realizada nesta quinta-feira (24), em São Paulo, com mais de 180 competidores.
O Adam Robo foi desenvolvido para realizar testes de visão rápidos e precisos por meio de um equipamento portátil. Desenvolvido por Juliano Santos, fundador da Prevention, uma startup curitibana, o robô conta com conceitos de inteligência artificial para fazer seu teste de apenas cinco minutos de duração. O exame rápido tem precisão para detectar vários problemas de visão comuns, como miopia, hipermetropia, vista cansada, daltonismo e astigmatismo.
Juliano explica que o teste pode ser aplicado em pessoas de todas as idades e que os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados pelo software do Adam, por meio de um aplicativo web, também disponível para Android e iOS.
“O Big Data do sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code”, explica Juliano, em comunicado enviado ao Gizmodo Brasil. A criação do Adam Robo passou pelo processo de mentoria do Centro Europeu – Microsoft Innovation Center.
O Brasil já conhece o seu representante na Imagine Cup 2018, competição organizada pela Microsoft anualmente para transformar projetos acadêmicos em startups. O robô curitibano Adam Robo foi um dos vencedores da etapa latino-americana da disputa, realizada nesta quinta-feira (24), em São Paulo, com mais de 180 competidores.
Assim como diversas criações que tentam tornar portáteis equipamentos de diagnóstico de doenças, o Adam Robo é destacado por seu potencial de ser levado a áreas remotas, onde pessoas sofrem com falta de atendimento médico. “A proposta do Adam é conscientizar sobre a saúde visual e potencializar o oftalmologista funcionando como uma triagem, já que gera uma anamnese clínica que colabora com a assertividade dos médicos”, complementa Juliano
Ao lado de Adam Robo, os outros dois vencedores da etapa latino-americana da Imagine Cup 2018 foram Eranoi (México) e LEXA (Argentina). Ao todo, serão 34 invenções que terão a chance de, em julho deste ano, concorrer ao grande prêmio em Seattle, nos Estados Unidos, no valor de US$ 100 mil como subsídio para desenvolvimento do projeto, somando dinheiro, viagens e créditos em nuvem, além da mentoria do CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Enquanto isso, aqui no Brasil, a primeira versão do Adam Robo já vem sendo comercializada em Curitiba, tendo sido testada em Mutirões da Cidadania da Prefeitura, que oferecem exames gratuitos para a população.
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário