Um morador de Nova Prata-RS postou nas redes sociais um vídeo onde “acusa” uma pequena cervejaria artesanal da cidade de pertencer ao ex-presidente Lula, de ser stalinista e ao mesmo tempo maçom.
O vídeo, que circulava no whatsapp na semana passada, viralizou ao ser compartilhado pela página Iconoclastia Incendiária no facebook.
O vídeo, que circulava no whatsapp na semana passada, viralizou ao ser compartilhado pela página Iconoclastia Incendiária no facebook.
Assista, é inacreditável.
Em seguida, outras páginas e perfis também compartilharam o vídeo, que logo virou piada por conta das “deduções brilhantes” de seu autor: além de um personagem barbudo virar Lula, um bonequinho de bigodes virou Stalin. A origem do nome da cervejaria, Solerun, foi “revelado” pelo reaça aloprado. “SO” de socialismo, “LE” de leninista, “R” de revolucionário e “UN” seria um símbolo maçônico, o que comprovaria que os donos da fábrica são “illuminatis”. Ele não só explicou o porquê do “leninista” se a fábrica, como ele mesmo disse, é stalinista.
Longe de se preocuparem com a paranoia do conterrâneo, os donos da cervejaria estão comemorando o marketing involuntário. “Até falaram para a gente processar, mas com a publicidade que o vídeo deu para a gente, estamos nos lixando. Se o autor se identificar vai até ganhar umas cervejas como agradecimento”, brinca um dos donos da Solerun, Tiago Sottili. Ele divulgou no face da fábrica um vídeo rindo do episódio e explicando que Solerun, na verdade, são as iniciais de três dos quatro sócios: Sotilli, Lenzi, Rosa. Era para ser Solero, mas já existia outra marca com o nome e eles acabaram apelando à numerologia para decidir. Ficou Solerun.
Tiago também explicou que a barba do “Lula” é, na verdade, o lúpulo da cerveja IPA, e o bigode do “Stalin”, o trigo usado para produzir a Weiss. Os personagens foram criados pelo designer Asdrubal Fabris (Duba) e os grafites das paredes externas da fábrica foram executados por Amaro Abreu, conhecido grafiteiro de Porto Alegre. “Eu sinceramente acho o de bigode bem mais parecido com Belchior”, ri.
Como é de esquerda (seu pai é vice-prefeito da cidade pelo PSB e defende Lula) e por ter um tio que foi secretário dos Direitos Humanos no governo Dilma, Tiago desconfia que o autor do vídeo foi alguém que conhece estas relações, o que não é difícil, já que Nova Prata tem menos de 30 mil habitantes. Os sócios até têm um suspeito, um amigo que não nega nem assume que fez a peça, mas ri quando é questionado. Eles acham, aliás, que o vídeo é uma gozação. “Só pode ser gozação, não pode ser séria uma coisa dessas”, diz Tiago.
Muitos internautas marcaram a editora do site, Cynara Menezes, dizendo que o vídeo seria “uma comprovação” da teoria dela de que o ódio ao PT emburreceu os brasileiros. Será?
Fonte: Socialista Morena
Nenhum comentário:
Postar um comentário