Siga a gente aqui!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

8 previsões tecnológicas que “De Volta para o Futuro 2” acertou em cheio

Lançado em julho de 1985, “De Volta para o Futuro” é um dos filmes favoritos da comunidade geek internacional. Ainda que não tenha feito tanto sucesso quanto o longa-metragem original, sua sequência – “De Volta para o Futuro 2” – chama a atenção por apresentar uma série de tecnologias revolucionárias que, de acordo com o enredo, seriam extremamente comuns no ano de 2015. Bom, aqui estamos nós, em pleno 2015. E é interessante perceber que, de fato, os roteiristas da obra tinham certo talento como videntes e acertaram em cheio em várias de suas previsões. Compilamos abaixo algumas tecnologias que, de fato, já são amplamente utilizadas e acessíveis para grande parte da população mundial – e pensar que, a anos atrás, todos pensávamos que tais inovações eram somente ficção e nunca sairiam do papel...
Lançado em julho de 1985, “De Volta para o Futuro” é um dos filmes favoritos da comunidade geek internacional. Ainda que não tenha feito tanto sucesso quanto o longa-metragem original, sua sequência – “De Volta para o Futuro 2” – chama a atenção por apresentar uma série de tecnologias revolucionárias que, de acordo com o enredo, seriam extremamente comuns no ano de 2015.
Bom, aqui estamos nós, em pleno 2015. E é interessante perceber que, de fato, os roteiristas da obra tinham certo talento como videntes e acertaram em cheio em várias de suas previsões. Compilamos abaixo algumas tecnologias que, de fato, já são amplamente utilizadas e acessíveis para grande parte da população mundial – e pensar que, a anos atrás, todos pensávamos que tais inovações eram somente ficção e nunca sairiam do papel...

1) Pagamentos móveis

Em determina cena do filme, o protagonista Marty McFly é abordado por um senhor que lhe pede uma doação em dinheiro através de uma máquina portátil que aceita cartões de crédito – algo parecido com o que podemos fazer hoje com plataformas como iZettle, Square e SumUp.

2) Comandos de voz

Durante toda a película, é possível conferir os personagens operando computadores e outros aparelhos diversos através de comandos de voz – da mesma forma que você pode conversar com a Cortana, com o Google Now e com a Siri nos dias de hoje, por exemplo.

3) Câmeras digitais supercompactas

Hoje podemos tirar foto através de um simples smartphone, que é leve, discreto e cabe perfeitamente no seu bolso. Além disso, há uma série de modelos de máquinas fotográficas compactas disponíveis no mercado. Porém, em 1989, todas as câmeras eram grandes, pesadas e difíceis de operar.

4) Monitores de tela plana

Essa é uma tecnologia que já vem sendo utilizada há tanto tempo que alguns já estão até substituindo suas TVs “retas” por modelos com telas curvas, que oferecem maior ângulo de visão.

5) Videoconferências

Na época em que o filme foi lançado, as únicas formas de se comunicar com alguma pessoa que estava distante era por cartas ou telefones fixos. Os espectadores de “De Volta para o Futuro 2” certamente não sonhavam que um dia teríamos o Skype e outros programas de videoconferências.

6) Controles por gestos

Outra cena clássica do longa mostra Marty jogando um game através de gestos e comandos feitos no ar. Aquilo parecia loucura nos anos 80, mas hoje em dia temos o Kinect, o PlayStation Move, o Wii Motion e assim por diante...

7) Fechaduras sem chaves

O filme mostra portas equipadas com leitores biométricos, mas também está se tornando comum o uso de fechaduras que destrancam mediante a apresentação de uma tag RFID/NFC ou senha numérica.

8) Tablets

Precisa dizer mais alguma coisa? Assim como no mundo retratado pelo diretor Robert Zemeckis, hoje em dia qualquer pessoa pode ter um tablet – afinal, é cada vez maior a quantia de modelos acessíveis no mercado brasileiro.
....
E você, se lembra de mais alguma tecnologia que os roteiristas de “De Volta para o Futuro 2” previram para o ano de 2015? Não deixe de compartilhar seus conhecimentos no campo de comentários!
Fonte: Site Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário