Siga a gente aqui!

terça-feira, 9 de julho de 2013

A democracia representativa na era digital

Programa discute hoje a democracia representativa no Brasil a luz das mudanças em curso proporcionadas pelas ferramentas digitais
Edição do Brasilianas.org desta segunda-feira (08), na TV Brasil, às 20h, trará aos estúdios o pesquisador de cibercultura e transformação política da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Antoun; o cientista político e professor de Políticas Públicas na Federal do ABC, Sérgio Praça; além de Lindbergh Farias, senador do PT do Rio de Janeiro, que propõe projeto de lei para ampliar a participação popular na elaboração de leis; e Rafael Evangelista, doutor em antropologia social e pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp.
Em junho de 2011, a Islândia foi o primeiro país do mundo usar as redes sociais na internet para elaborar a própria constituição. O acontecimento, amplamente debatido entre cientistas políticos do meio acadêmico, mostra que é possível aumentar os mecanismos de participação popular nas decisões políticas.
Hoje, os instrumentos constitucionais de democracia participativa existentes no sistema político brasileiro são as eleições, os plebiscitos e referendos. Mas esses mecanismos têm se tornado obsoletos frente a velocidade da troca e criação de conhecimento na era digital.
Fonte texto: Brasiliana.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário