segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Esta foto sensacional da Terra e da Lua foi capturada em Marte

Durante um recente exercício de calibragem, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou uma imagem da Terra e sua lua a uma distância de 205 milhões de quilômetros. Ela é tão nítida que você consegue perceber os continentes do nosso planeta.

Para calibrar a câmera HiRISE acoplada à Mars Orbiter, os cientistas da NASA precisaram escanear um objeto que não fosse o Planeta Vermelho. Como a Terra é a vizinha, a escolha era óbvia.
Durante um recente exercício de calibragem, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou uma imagem da Terra e sua lua a uma distância de 205 milhões de quilômetros.
Ela é tão nítida que você consegue perceber os continentes do nosso planeta.
Para calibrar a câmera HiRISE acoplada à Mars Orbiter, os cientistas da NASA precisaram escanear um objeto que não fosse o Planeta Vermelho. Como a Terra é a vizinha, a escolha era óbvia.
A imagem é a combinação de duas exposições separadas tiradas no dia 20 de novembro de 2016 e foi levemente ajustada para fazer com que os dois objetos ficassem com o mesmo brilho (senão a Terra ficaria muito escura). A combinação das imagens mostram as posições e tamanhos corretos dos dois corpos celestes em relação um ao outro.
A Terra e a Lua parecem estar mais perto uma da outra do que realmente estão porque as observações foram feitas quando a Lua estava quase que imediatamente atrás do planeta (a partir da perspectiva de Marte). A distância entre os dois na realidade está a cerca de 30 vezes o diâmetro da Terra, ou cerca de 370.000 quilômetros. A imagem abaixo mostra essa distância em escala.
terra-e-lua-2
Olhando a Terra nessa nova imagem feita pela HiRISE, dá para perceber os continentes e oceanos claramente visíveis. O objeto mais avermelhado próximo do centro do planeta é a Austrália, e os aglomerados no canto superior esquerdo são pedaços do Sudeste Asiático. O ponto brilhante na parte inferior é a Antártica, enquanto outras áreas brilhantes são nuvens.
terra-e-lua-3
A nossa Lua é a quinta maior do Sistema Solar. No entanto, é a maior lua em relação ao tamanho do planeta hospedeiro – excluindo Plutão e Caronte, porque como todos sabemos Plutão não é de fato um planeta (foi mal, Plutão!).
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário