quinta-feira, 26 de abril de 2018

Pró-Esia - Fábrica de Versos...A LAMENTAÇÃO, GIOTTO

Este, com justiça, é um dos mais famosos afrescos da Capela Arena, pois, poucas representações do tema alcançaram tal sentimento de comoção e pesar. Giottolançou mão do confronto de dois rostos com o intuito de intensificar o efeito dramático. Aqui é a Virgem, sua face contorcida de dor, que encara os olhos já apagados do filho. As outras figuras reagem de maneiras diversas à tragédia – algumas observam estoicamente enquanto os anjos, incapazes de conter sua angústia, dilaceram os céus com seu pranto.
Este, com justiça, é um dos mais famosos afrescos da Capela Arena, pois, poucas representações do tema alcançaram tal sentimento de comoção e pesar.
Giottolançou mão do confronto de dois rostos com o intuito de intensificar o efeito dramático. Aqui é a Virgem, sua face contorcida de dor, que encara os olhos já apagados do filho. As outras figuras reagem de maneiras diversas à tragédia – algumas observam estoicamente enquanto os anjos, incapazes de conter sua angústia, dilaceram os céus com seu pranto.
Um grupo de homens e mulheres lamenta a morte de seu Salvador, enquanto anjos esperam sua chegada no reino dos céus.
Gestos emocionados, expressões sofridas e cores claras aumentam a intensidade do pesar de Maria, debruçada sobre o corpo morto de Cristo.
Giotto provocou uma revolução na pintura. Foi um dos pintores a dar a ilusão de vida real, em termos de emoção e espaço, numa superfície plana.
Este quadro, uma das muitas cenas representando a vida da Virgem, é considerado uma das mais importantes em desenvolvimento da arte ocidental.
Ao lado de Cimabue, Giotto é geralmente considerado o fundador da pintura moderna, por ter rompido com o convencionalismo estático e estereotipado de sua época.
Em 1334 foi designado como supervisor da catedral de Florença e arquiteto da cidade. Isso foi um tributo à sua grande reputação como pintor mais do que uma consequência de qualquer conhecimento de arquitetura.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse afresco de Giotto, experimente fazer uma releitura dele ou crie uma composição que narre uma cena de lamentação, usando o material colorido que você mais gostar.
Fonte: História das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário